KIMERA EVO37: O LANCIA 037 ESTÁ DE VOLTA

Há um projeto que está cozinhando em fogo lento na Itália e que promete tirar um sorriso de orelha a orelha no rosto de todos aqueles amantes do mundo automobilístico em geral e dos rallys em particular. Dizemos isso porque a empresa Kimera Automobili anunciou seus planos de lançar no mercado um espetacular supercarro que prestará tributo a uma lenda, o Lancia 037 original, ou seja, o último carro 2WD que ganhou um título do WRC.
Esta empresa italiana é especializada na restauração de joias clássicas do rally, particularmente modelos Lancia, como os Stratos, Delta, e claro, o 037. O novo projeto chama-se Kimera EVO37 e se se trata de um carro desenvolvido a partir zero que se mantém fiel ao projeto e à engenharia do modelo original. Para isso, a empresa contratou os engenheiros que na época trabalharam para a própria Lancia no desenvolvimento do 037 com o objetivo de que sirvam de grande ajuda na hora de criar esta reencarnação moderna do emblemático automóvel.
Um dos nomes que mais se destaca é o de Claudio Lombardi, o engenheiro por trás do motor de rally de 4 cilindros sobrealimentado do Lancia 037. Com sua presença no projeto tratou-se de utilizar um desenho similar ao do bloco utilizado pelo Delta S4, ou seja, também conta com turbo alimentação. Assim, o motor de 2.1 litros é capaz de entregar sobre o asfalto mais de 500 cv de potência e um torque máximo de 550 Nm. Toda essa energia é enviada às rodas traseiras através de uma transmissão manual ou sequencial. A empresa italiana não forneceu o desempenho do EVO37.
O que foi comentado é que este esportivo utiliza um chassi tubular autoportante, como no Delta S4, acompanhado por uma suspensão redesenhada que se apoia em amortecedores ajustáveis Öhlins e um sistema de freios assinado pela Brembo. As rodas apresentam um diâmetro de 18 e 19 polegadas, calçadas com pneus Pirelli.
Uma vez que o Kimera EVO37 promete um peso leve abaixo dos 1.000 quilos, esta recriação moderna do 037 deverá ser realmente emocionante de conduzir. Sua produção, é claro, estará limitada a um total de 37 unidades, e a apresentação ao público acontecerá no Goodwood Festival of Speed. As primeiras entregas serão produzidas no mês de setembro e o preço do veículo na Europa é de 480.000 euros, nada barato.