KOENIGSEGG ONE:1 BATE O RECORDE DO 0-300-0 KM/H

Uma das formas mais comuns de medir a aceleração de um carro e considerá-lo rápido ou não, é o sprint 0-100 km/h. Para carros como o Koenigsegg One:1, medir o desempenho em provas como essa já não tem mais graça. Estamos falando de um carro de 1.360 kg de peso e 1.360 cv de potência. Uma espetacular relação peso/potência de 1 kg por cv, daí o seu nome. Portanto, em um superesportivo com essas características, os objetivos a serem atingidos são muito maiores.
O Koenigsegg One:1 voltou a ser notícia na última demonstração de suas capacidades. O superesportivo sueco pretende ser o carro mais rápido no 0-300-0 km/h, ou seja, acelerar de 0 a 300 km/h e em seguida frear até a parada total. Não se trata somente de correr muito, mas também é importante poder parar no menor tempo possível e com segurança. Um motor V8 turbo de 5.0 litros, um potente equipamento de freios em um carro muito leve e bem regulado são os ingredientes necessários.
No último dia 8 de junho, o Koenigsegg One:1 chegou à pista de testes da marca em Ängelholm, na Suécia. Ali o piloto de testes Robert Serwanski tinha como objetivo bater o recorde mundial do 0-300-0 km/h. Precisamente ele teria que bater a marca de 21,19 segundos conseguida pelo Koenigsegg Agera R em setembro de 2011. O One:1 completou este impressionante exercício em nada menos que 17,95 segundos, ou seja, 3,24 segundos a menos que o recorde anterior, também de posse da marca sueca.
A aceleração de 0-300 km/h foi alcançada em 11,92 segundos, tempo que pode levar um carro normal em acelerar de 0-100 tranquilamente. O exercício de desaceleração foi quase o dobro de rápida, levando o bólido de 300 km/h a até a completa imobilidade em 6,03 segundos. Com certeza que tomar um bom café da manhã antes de tentar esta façanha não é uma boa ideia… Veja o vídeo.