KTM X-BOW GT-XR: UM BRINQUEDO DE CIRCUITO APTO PARA A ESTRADA

O fabricante austríaco KTM acaba de revelar sua nova fera de quatro rodas para as ruas, o chamado X-Bow GT-XR, que basicamente é uma versão equivalente ao X-Bow GT2 de competição da marca, mas homologada para um uso em estrada aberta.
O modelo é focado nos circuitos e, ao contrário de outros X-Bow prévios, recorre a um conceito de cabine fechada. A KTM denomina o carro como “o superesportivo mais implacável para as ruas”, e se trata do ponto culminante da linha X-Bow, nascida originalmente em 2008.
Baseado em um monocasco de carbono, o GT-XR pesa somente 1.250 quilos e promete um desempenho de primeiro nível. Como já sabíamos, não tem portas, já que é a cúpula do habitáculo que se abre para a frente para permitir o acesso dos ocupantes, através de um mecanismo de acionamento elétrico.
O coração do carro é o espetacular motor 2.5 TFSI de origem Audi, um bloco turbo alimentado a gasolina, com 5 cilindros, que neste caso alcança 500 cv de potência a 6.350 rpm, assim como um torque máximo de 581 Nm a 5.500 rpm, ou seja, bem mais que em qualquer produto da Audi, porém menos que em sua versão GT2 de corridas (600 cv).
A transmissão, também herdada do Grupo Volkswagen, é a caixa automática DSG de dupla embreagem e 7 velocidades (DQ500), e envia toda a força do propulsor às rodas traseiras, através de um diferencial autoblocante.
O fabricante anuncia uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3.4 segundos e uma velocidade máxima de 280 km/h, além de uma autonomia de até 1.000 quilômetros, nada menos, graças a um gigantesco tanque de combustível de 96 litros.
A suspensão recorre a amortecedores Sachs de altura ajustável em ambos os eixos, e segundo a KTM o carro consegue uma distribuição de pesos de 44:56. As rodas são da OZ Racing, com 19 polegadas na dianteira e 20 na traseira, e são calçadas com pneus medindo 235/35 R19 e 295/35 R20, respectivamente.
De resto, a carroceria de fibra de carbono é pintada à mão e o habitáculo conta com dois bancos tipo bucket e uma tela que mostra a imagem das câmeras de vídeo que fazem as vezes de retrovisores.
O modelo é fabricado na mesma planta de Graz, na Áustria, onde são montadas outras versões do X-Bow, a um ritmo de 100 carros ao ano. O preço do GT-XR atinge a nada menos que 284.900 euros, antes de equipar qualquer opcional, entre os quais se incluem rodas de porca simples, freios carbocerâmicos, além de um silencioso e um catalisador para o sistema de escape de aço inoxidável.