LA BAGNOLE: UM CARRO ELÉTRICO FRANCÊS TÃO LEVE COMO UMA MOTOCICLETA

O carro elétrico não é só o futuro, mas também o presente, como demonstra o fato de que a grande maioria dos fabricantes já ofereça este tipo de modelos. Mas os carros elétricos atuais podem não ser as opções mais sensatas, simples e eficientes.
A moda dos SUVs nos levou a automóveis cada vez mais complexos e pesados e, como é lógico, a aposta elétrica de muitas marcas passa por modelos SUV, o que não faz nenhum sentido do ponto de vista da eficiência.
Nesta ocasião mostramos uma opção elétrica que parece muito mais sensata e lógica, obra da associação WeShift, um consórcio de empresas industriais (Groupe Savoy, M2O Group, Alpes Usinage e Pracartis) de Alta Saboia, na França.
O projeto, denominado La Bagnole (que significa literalmente ‘o automóvel’), foi apresentado na feira VivaTech, e como podemos ver nas imagens, trata-se de um veículo elétrico de pequenas dimensões e também muito leve.
De acordo com o fabricante, o modelo pesa apenas 283 quilos, uma cifra mais próxima à de uma motocicleta grande que à de um automóvel, e, é claro, muito longe da maioria dos elétricos do mercado, que rondam as duas toneladas.
Este pequeno modelo de dois lugares e zero emissões lembra um pouco o clássico Citroën Méhari, sendo fabricado sobre uma estrutura de alumínio. Anuncia uma capacidade de carga de 150 quilos e um volume de porta-malas de 650 litros.
O La Bagnole conta com um sistema elétrico composto por dois motores, ambos no eixo traseiro e um por roda. A potência combinada é de apenas 15 cv, de modo que oferece entre 50 e 100 quilômetros de autonomia.
Apto para ser conduzido a partir dos 14 anos de idade, a velocidade do modelo é limitada a 45 km/h, de modo que se trata de um produto exclusivamente urbano, embora haja também uma versão sem restrições, para usuários com carteira de habilitação, capaz de alcançar cerca de 80 km/h. O preço de partida do modelo na França, que já pode ser reservado, é de 10.900 euros e as primeiras entregas estão previstas para o início de 2023.