LADA DIZ ADEUS AOS MERCADOS DA UNIÃO EUROPEIA
A Lada está com os dias contados na União Europeia. Embora a presença da marca russa na Europa Ocidental seja praticamente de espectador, a AvtoVAZ, empresa proprietária da conhecida marca automobilística, decidiu fechar a torneira e deixar de exportar seus carros a essa parte do velho continente. Isso foi confirmado por um alto cargo da empresa em declarações à mídia especializada.
O motivo que levou a AvtoVAZ optar por encerrar as exportações de carros Lada à UE não é outro que as normas de emissões que cada vez são mais restritas. A marca não contará com motores homologados para a norma Euro 6d: “Em relação ao endurecimento das normas ambientais nos países europeus ocidentais, estamos ajustando nossa política de exportação nessa região”.
Em concreto, as exportações de carros novos à Alemanha e Áustria terminarão em meados dessa primavera na Europa. Continuará sendo possível adquirir um Lada na Europa enquanto houver estoque disponível nos armazéns europeus. Una vez esgotados os estoques e finalizadas as exportações, a marca deixará a União Europeia, pelo menos por um tempo.
Embora deixe de comercializar seus carros em um dos principais mercados automobilísticos, os planos de expansão global da Lada não foram guardados em uma gaveta. A marca continuará apostando nos diferentes mercados ao redor do mundo: “Temos planos para criar um modelo global em estreita cooperação com nossos sócios da Aliança (Renault-Nissan-Mitsubishi) e regressar a esses mercados”.
A AvtoVAZ está considerando um desenvolvimento ativo nas seguintes regiões: Comunidade de Estados Independentes (CEI), em particular Casaquistão, Bielorússia e Uzbequistão, além da América Latina e Oriente Médio.
Durante o ano de 2018 as coisas foram relativamente bem para a Lada na Europa, contabilizando um total de 5.325 unidades, 65 a mais que em 2017. No entanto, está muito longe de seu melhor registro na Europa. Em suma, com esse volume de vendas, a presença da Lada no mercado europeu foi, como assinalado no início, praticamente de espectador.