LADA NIVA: ASSIM PODERIA SER UM TODO-TERRENO BARATO

Nos últimos tempos, o interesse pelos 4x4 clássicos e simples não tem parado de crescer. Sobretudo se falamos de um crossover que além de ser bastante reconhecido por seu design, também é muito barato. Na verdade, falamos do Lada Niva, um modelo que, embora esteja distante da moda SUV, certamente conseguiria boas vendas se fosse comercializado no Brasil.
Aliás, em seu mercado local, a Rússia, também se comercializa um segundo modelo com um enfoque mais próximo ao de um SUV, o conhecido como Niva Travel, mais moderno e mais caro que o tradicional Niva Legend, o crossover de toda uma vida, que pode ser adquirido por um preço realmente baixo, algo em torno dos 48.000 reais.
Mas hoje falamos do novo Lada Niva moderno. Um modelo que o Grupo Renault anunciou que chegará aos diferentes mercados europeus a partir do ano de 2024.
Para ilustrar a notícia, mostramos as espetaculares imagens render criadas por Toktar Abdrakhmanov, um designer da divisão de Shanghai do estúdio italiano Icona Design. Assim, estamos falando de um Niva imaginado fora da Rússia.
E de certa forma, este fato tem seu interesse, já que mostra algumas linhas e uma fisionomia que fica bastante longe do que hoje em dia segue oferecendo um modelo que já está há quatro décadas no mercado, mas sem perder a essência do veículo.
Mas, o que podemos esperar de um novo veículo, sob o comando do Grupo Renault? Bem, obviamente um carro infinitamente mais moderno e utilizável no dia a dia, já que o Lada Niva 2024 contará com a moderna plataforma modular CMF-B. Na verdade, isso lhe permitirá incluir motores de última geração, muito mais modernos que o 1.7 aspirado de 83 cv atual, similares aos do Dacia Duster e aos que utilizam os Renault Clio e Captur, modelos com os quais compartilhará a base.
Além disso, tendo em conta que tanto o Clio como o Captur já contam com diferentes versões eletrificadas, e que a Dacia seguirá por esse mesmo caminho, não se descarta a possibilidade de podermos ver um Niva híbrido ou híbrido plug-in.
E tudo em uma linha onde se espera que haja versões 4x4, se o seu enfoque for próprio de um SUV, também haverá modelos de tração dianteira, embora a reduzida e os bloqueios do diferencial já parece bem mais complicado.