Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. LAMBORGHINI CHEETAH: O PRIMEIRO TODO-TERRENO DE SANT’AGATA BOLOGNESE

Notícias

LAMBORGHINI CHEETAH: O PRIMEIRO TODO-TERRENO DE SANT’AGATA BOLOGNESE

20/08/2021

Voltar
LAMBORGHINI CHEETAH: O PRIMEIRO TODO-TERRENO DE SANT’AGATA BOLOGNESE

A Lamborghini atravessou diferentes etapas ao longo de sua história. Desde a fundação da Automobili Lamborghini em 1963, o fabricante italiano de superesportivos passou por diferentes mãos e inclusive uma falência em 1978. Precisamente antes dessa quebra, a marca de Sant’Agata Bolognese viu nos todo-terrenos militares uma oportunidade de negócio. Assim, da necessidade em salvar o que fosse possível nascia o Lamborghini Cheetah em 1977, um protótipo único que seria a base para o Lamborghini LM002 de 1986.

O primeiro todo-terreno criado pela Lamborghini sem ser um trator foi o protótipo Cheetah de 1977. Tudo começou como uma tentativa de obter um contrato com o exército americano para equipar suas tropas com um novo veículo militar. Foi projetado por Rodney Pharis, presidente da Mobility Technology International (MTI), em San José (Califórnia), onde também foi montado.

O Cheetah era uma espécie de buggy vitaminado, com grandes caixas de roda, pneus todo-terreno e uma carroceria estilo pick-up. Em seu interior podiam viajar até quatro soldados totalmente equipados, mas a configuração de motor central traseiro não ajudou para que houvesse muito espaço no habitáculo e no compartimento de carga. Um carro militar deve ser prático, resistente e confiável, e o Lamborghini Cheetah não cumpria com a primeira destas premissas.

Debaixo de sua carroceria foi instalado um motor V8 de 5.9 litros de origem Chrysler que desenvolvia 180 cv de potência e 320 Nm de torque. Podia alcançar os 160 km/h de velocidade máxima e tinha um peso de mais de duas toneladas. O motor estava acoplado a uma transmissão automática de 3 velocidades e a um sistema de tração integral permanente, o que o tornava fácil de conduzir e com uma grande capacidade off-road. A configuração de motor central traseiro, no entanto, fez com que a divisão de pesos fosse afetada e que a condução não fosse a desejada.

O primeiro todo-terreno da Lamborghini já estava pronto e foi apresentado ao público no Salão de Genebra de 1977. Após sua estreia, o protótipo original, que equipava uma carroceria de fibra de vidro sobre um chassi tubular, viajou de volta aos Estados Unidos. Era o momento de enfrentar os duros testes do exército americano. De acordo com várias fontes, nos testes do deserto, o protótipo sofreu um acidente e ficou destruído. No entanto, o pessoal da LamboCARS aponta que o Cheetah não foi envolvido em nenhum acidente e que, hoje em dia, segue em seu estado original.

A decisão de equipar um motor de fabricação americana no Lamborghini Cheetah respondia a uma estratégia para ganhar o contrato militar. Por contar com um bloco da Chrysler, o exército dos Estados Unidos veria com bons olhos a possibilidade de equipá-lo em sua frota. No entanto, a realidade golpeou novamente a Lamborghini, quando o alto comando militar decidiu que não adotariam nenhum veículo construído fora dos Estados Unidos. O contrato finalmente foi ganho pela AM General e seu modelo HMMWV (High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle), mais conhecido como Humvee ou Hummer.

Naquela época, a Automobili Lamborghini estava envolvida em outro projeto. A colaboração com a BMW para o desenvolvimento do BMW M1, ao qual a empresa italiana contribuiu com o ajuste do chassi e a geometria da suspensão, havia deixado uma importante injeção de capital nas contas da empresa. No entanto, os custos de desenvolvimento e fabricação do Cheetah foram muito elevados e a Lamborghini se viu obrigada a pagar as faturas com o dinheiro recebido pelo projeto e desenvolvimento do protótipo E26 da BMW.

O dinheiro acabou rapidamente e a produção do M1 não pôde começar na data acordada. Isso significou a perda do contrato de colaboração com a BMW e um novo golpe nos planos da marca italiana. Em um lapso de tempo de alguns poucos meses, a empresa havia perdido duas importantes oportunidades de negócio. A Lamborghini se declarava em falência em 1978.

Apesar da má situação, a chegada dos irmãos Mimram ao controle ressuscitou a Lamborghini. O Cheetah, por sua vez, serviria como base para o desenvolvimento do protótipo LM001 que, por sua vez, desembocaria no conhecido Lamborghini LM002. Finalmente, a marca do touro dourado teria seu todo-terreno em 1986, nove anos depois da apresentação do Cheetah.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

1977 - LAMBORGHINI CHEETAH

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter