LAMBORGHINI HURACÁN STO: ESTA É A VERSÃO MAIS RADICAL DO SUPERESPORTIVO ITALIANO

A marca de Sant’Agata Bolognese acaba de revelar a versão mais extrema e capaz em pista de sua linha de 10 cilindros, o superlativo Lamborghini Huracán STO. Estas siglas não são um capricho, pois significam Super Trofeo Omologato, ou seja, o novo modelo pretende ser uma versão de rua matriculável do Lamborghini Huracán Super Trofeo EVO de competição.
O novo Lamborghini Huracán STO é um modelo radical e extremo, que vai um passo além da versão anterior potenciada do modelo, o espetacular Lamborghini Huracán Performante. Mas curiosamente o STO conta com 10 cavalos a menos.
O novo Huracán STO não pretende ser um simples sucessor do Performante, cujo esquema mecânico foi herdado pelo atual Lamborghini Huracán EVO de tração total. A nova versão trata de maximizar o desempenho em pista do modelo e para isso os projetistas e engenheiros da marca italiana chegaram muito mais longe que com o Performante.
Com o novo Lamborghini Huracán STO não podemos falar de estética, mas de aerodinâmica, pois sua carroceria e o impressionante conjunto aerodinâmico herdado da versão de circuito não se devem a um simples capricho estético, em vez disso busca espremer o desempenho do modelo até suas últimas consequências. Elementos estéticos à parte, na zona dianteira surge um para-choque muito modificado com novas entradas de ar e um proeminente splitter muito baixo. Sobre eles surge um capô com duas saídas de ar de formas hexagonais que lembra o mesmo elemento da versão de competição.
Os eixos são mais largos e isso se percebe nos arcos de rodas sobredimensionados, mas também encontramos novos elementos como a entrada de ar superior tipo chaminé. Na traseira conta com um difusor de aspecto agressivo, saídas de escape elevadas e um aerofólio traseiro. Esta peça aerodinâmica é um pouco menor que o aerofólio homologado da versão de circuito, mas também é regulável e apresenta formas muito agressivas e esportivas. Graças a esses elementos, o novo Huracán STO aumenta entre 37 e 53% a carga aerodinâmica que é capaz de conseguir o Huracán Performante.
Graças ao uso massivo de fibra de carbono, que de acordo com a empresa cobre 75% da carroceria, o novo Huracán STO conta com um peso total de 1.339 quilos, o que significa que é 43 quilos mais leve que o Huracán Performante. Entre os diferentes elementos aliviados encontramos a perda do sistema de tração total, novos freios de carbono Brembo CCM-R, novas rodas e inclusive um para-brisa que é anunciado como 20% mais leve.
O exemplar apresentado exibe uma carroceria azul Blue Laufey e inúmeros elementos na cor laranja California Orange, além de várias grafias com as siglas da versão, o que destaca a esportividade do modelo. Uma combinação que se estende também ao interior do modelo.
Debaixo do capô traseiro se esconde o mesmo motor V10 de 5.2 litros utilizado por todas as versões do Huracán, mas neste caso conta com 630 cv e 565 Nm de torque máximo. Isso significa 10 cv e 35 Nm a menos que os 640 cv e 600 Nm dos Huracán EVO e Huracán Performante, mas 20 cv a mais que o Huracán EVO RWD, com o qual compartilha o esquema de tração traseira.
Por enquanto não temos seus números de circuito, mas segundo o declarado pela marca italiana, o novo Lamborghini Huracán STO é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 3 segundos, e de continuar acelerando até alcançar os 200 km/h em 9 segundos. Sua velocidade máxima é de 310 km/h, mas o que é realmente interessante desta versão é o seu rendimento em pista, pois é o propósito de sua configuração de chassi.