Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. LAMBORGHINI MIURA SV CELEBRA O SEU 50° ANIVERSÁRIO

Notícias

LAMBORGHINI MIURA SV CELEBRA O SEU 50° ANIVERSÁRIO

17/04/2021

Voltar
LAMBORGHINI MIURA SV CELEBRA O SEU 50° ANIVERSÁRIO

Já se passaram 50 anos desde que foi introduzida a versão mais poderosa e rápida do icônico Lamborghini Miura e que no final acabou sendo a última versão de produção apresentada deste espetacular esportivo clássico de motor central, o Lamborghini Miura SV.

Este foi o primeiro modelo que portou as emblemáticas siglas SV, que o fabricante de Sant’Agata Bolognese continua usando até hoje e que significam ‘Sport Veloce’. Até agora, elas só foram utilizadas pelas versões mais radicais dos esportivos de 12 cilindros da marca italiana, como os Lamborghini Diablo SV e o mais recente Lamborghini Aventador SV, que foi substituído em 2018 pelo Lamborghini Aventador SVJ, que também utiliza as siglas que foram estreadas por uma versão muito rara e radical do Miura.

O novo Lamborghini Miura SV era uma versão ligeiramente modificada a nível mecânico e de chassi do esportivo de motor central italiano, convertendo-se na versão de produção mais alta e poderosa da linha na época, embora a nível estético praticamente era indistinguível do Miura P400.

Esta nova versão se diferenciava exteriormente por um para-choque dianteiro ligeiramente modificado, as tampas dos faróis dianteiros sem ranhuras ou abas e as novas lanternas traseiras com os elementos de cores distribuídos horizontalmente. Detalhes que passam despercebidos para praticamente todo o mundo e que inclusive os mais experientes devem comprovar primeiro antes de assegurar a que versão pertence realmente um exemplar.

No interior não havia mudanças de consideração, embora a marca tivesse acrescentado mais revestimentos de couro e alguns cromados a mais no habitáculo desta versão mais potente. Mas à primeira vista não se podia distinguir esta versão por sua configuração interior.

O Lamborghini Miura SV contava com um esquema de chassi revisado com uma nova suspensão e um eixo traseiro mais largo, o que podia ser notado nos proeminents arcos das rodas traseiras sobredimensionados e nas rodas mais largas, que passavam de 7 a 9 polegadas e calçadas com pneus Pirelli Cinturato 255/60 R15.

Debaixo do capô traseiro havia um motor V12 de 3.9 litros montado transversalmente que recebia várias modificações nos sistemas de transmissão e escape para alcançar 15 cv a mais, entregando um total de 385 cv e 400 Nm de torque máximo. A única transmissão disponível era uma caixa manual de 5 velocidades, que agora contava com lubrificação própria, pois a caixa do Miura convencional compartilhava o circuito de óleo com o V12.

De acordo com os planos da marca, o Lamborghini Miura SV seria a novidade principal durante o Salão de Genebra 1971, por isso que foi a peça principal do estande da Lamborghini no evento suíço. No entanto, o carro que realmente atraiu todos os olhares e focos do salão foi precisamente outro modelo da marca italiana, um protótipo que foi exposto no estande da Bertone. Pois os responsáveis da marca acreditavam, erroneamente, que a estreia deste último seria menos relevante que o da nova versão potenciada do Miura.

Este protótipo não era outro que o Lamborghini Countach LP 500, o primeiro protótipo apresentado do sucessor do Lamborghini Miura. A expectativa gerada foi tal que após sua apresentação em Genebra a marca italiana se apressou em desenvolver a versão de produção do novo esportivo de motor central projetado por Marcello Gandini. Um protótipo que como é lógico, também cumpre 50 anos em 2021, como mostramos aqui no mês passado.

Do Miura P400 SV foram montadas 150 unidades até o final de sua produção em 1973, das quais algumas foram convertidas pela marca nos exemplares SVJ, dos quais foram fabricados apenas 6 originais, mais um criado na década de 80 para um dos irmãos Minram, proprietários da marca na época e que também ficaram com o único Lamborghini Countach criado nessa época.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

Galeria de imagens

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter