LANÇAMENTO DO NOVO VOLKSWAGEN GOLF ADIADO POR PROBLEMAS TÉCNICOS
Foi confirmado o adiamento do lançamento da oitava geração do Volkswagen Golf, de modo que não estará presente no próximo Salão de Frankfurt como inicialmente previsto.
A oitava geração do Golf tem dado algumas dores de cabeça ao departamento de pesquisa e desenvolvimento da marca alemã. Tudo porque o Golf terá um painel de instrumentos totalmente digital e conectividade com o exterior permanente, características fundamentais no entender da VW para tornar o carro apelativo para travar a fuga de clientes para os braços dos crossovers Premium do segmento como o BMW Série 1 ou o Mercedes-Benz A Class.
Porém, essa ousadia está causando algumas dores de cabeça, que de acordo com os alemães do jornal Bild, provocaram o atraso no lançamento do modelo, citando fontes próximas do conselho de administração da marca de Wolfsburg.
Por seu lado, a Volkswagen informa que tem enfrentado algumas dificuldades técnicas que precisam de ser revisadas e que têm origem na natureza muito avançada dos sistemas aplicados, mas tem negado, até agora, que o lançamento do Golf seja adiado devido a essas dificuldades. Porém, confirma que o carro só será lançado em 2020, evitando a época natalícia, onde as vendas são menores que em outros meses do ano.
Em declarações ao Automotive News Europe, Jürgen Stackmann, chefe de vendas e marketing da Volkswagen, sustentou que “refletimos e acreditamos que é melhor adiar até ao início do próximo ano o lançamento do novo Golf. Isso não tem nada a ver com problemas de produção ou outros. É uma decisão puramente comercial, pois não colocamos carros debaixo da árvore de Natal quando ninguém está prestando atenção”.
O plano original, agora alterado, dizia quer o Golf MK8 seria lançado no Salão de Frankfurt, em setembro, e o ID. Hatchback, o primeiro modelo da linha elétrica da marca alemã, semanas depois. Agora, o Golf foi empurrado para uma apresentação mundial aos jornalistas nas últimas semanas de 2019, ficando o foco do espaço da Volkswagen em Frankfurt no ID. “Assim, damos ao Golf a exclusividade que ele merece” comentou Stackmann.
Veremos se os problemas eletrônicos encontrados serão resolvidos a tempo desse novo calendário, sendo certo que a marca alemã precisa muito do novo Golf, que terá mais software a bordo que anteriormente, estando permanentemente ‘online’ e com vários sistemas de conectividade, podendo muitas das funções assumidas por botões desaparecerem em favor de telas sensíveis ao toque.