LANCIA FULVIA CONCEPT: NÃO TERIA SIDO RUIM SE TIVESSE CHEGADO À PRODUÇÃO

Para muitos aficionados, provavelmente a Lancia é a marca de automóveis que mais faz falta no mercado, tendo em conta a rica história da marca, os inúmeros modelos míticos que levaram o emblema da Lancia e os múltiplos campeonatos do mundo de rally conseguidos por vários de seus carros.
Embora a Lancia atualmente esteja presente apenas na Itália, e com um único modelo, houve uma época em que o fabricante italiano quis reviver um de seus modelos clássicos, o Lancia Fulvia, que foi o último modelo desenvolvido integralmente pela Lancia e também teve sucesso no mundo dos rallys.
No ano de 2003, quase quatro décadas depois do lançamento do modelo original, a Lancia decidiu que era uma boa ideia reviver o Fulvia, e para isso foi preparado um protótipo de idêntico nome. O Fulvia Concept foi apresentado no Salão de Frankfurt daquele ano, como um interessante coupe de dois lugares.
De dimensões quase idênticas às do Fulvia original, o protótipo contava com bitolas alargadas, o que aportava maior estabilidade e equilíbrio ao veículo. A nível estético, destacava-se por seu longo capô, sua estreita zona envidraçada e por linhas um pouco mais musculosas que as do modelo no qual foi inspirado.
A carroceria, de cor Marfim, escondia um motor de 1.7 litros com 140 cv, baseado no do Fiat Barchetta. Além disso, tratava-se de um carro bastante leve, com 990 kg de peso. Graças a isso, a Lancia anunciou para o protótipo uma aceleração de 0 a 100 km/h em 8.6 segundos e uma velocidade máxima de 214 km/h.
O habitáculo, por sua vez, contava com revestimentos em couro marrom e tecido em tom acinzentado, e com um painel de madeira Tanganika Frisé, além de detalhes em acabamento metálico, como o console central, que incorporava uma pequena tela multimídia com navegador integrado, por exemplo.
Segundo contam, o protótipo estava praticamente pronto para chegar à produção, com chassi e motores derivados do Fiat Barchetta, e inclusive a fábrica de Turin estava preparada para fabricá-lo, mas a falta de capacidade de investimento da empresa terminou com o projeto.
Cabe lembrar que o elegante Lancia Fulvia original foi apresentado no Salão de Genebra de 1965, com soluções técnicas inovadoras para a época, como um motor de 4 cilindros em V, um eixo dianteiro de duplos triângulos e um sistema de freios com discos nas quatro rodas e servofreio. Esteve à venda até 1976 e foram fabricadas cerca de 140.000 unidades.