Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. LANCIA PRISMA: PODERIA SER UMA VERSÃO DELTA MAIS ELEGANTE

Notícias

LANCIA PRISMA: PODERIA SER UMA VERSÃO DELTA MAIS ELEGANTE

14/08/2022

Voltar
LANCIA PRISMA: PODERIA SER UMA VERSÃO DELTA MAIS ELEGANTE

Alguns centímetros de chapa metálica podem alterar a imagem de um veículo? No caso do Lancia Prisma podem, porque (apesar de seu estreito parentesco e semelhança com o Delta) este elegante sedan médio dos anos 80 demonstrou ter uma personalidade própria e conquistou uma parte importante do público.

Produzido em mais de 380.000 unidades, é de fato considerado um dos sucessos da marca, uma ponte entre o menos popular Lancia Beta Trevi e o mais moderno Dedra.

A apresentação do Lancia Prisma remonta a 1983, quatro anos depois do já consagrado Delta, o que contribuiu para que não parecesse uma simples ‘versão com porta-malas’ do compacto, como ocorre às vezes quando saem dois modelos tão similares com pouca distância entre si.

Algumas crônicas afirmam que este modelo afundou definitivamente o Beta Trevi, que já não fazia sucesso porque tinha um preço excessivo, era similar ao Beta de 5 portas e tinha uma linha que não era universalmente apreciada.

A realidade é que o Prisma foi projetado precisamente para substituir o Trevi, cuja escassa repercussão foi evidente desde os primeiros anos e atestada por uma produção total de apenas 40.600 unidades entre 1980 e 1984.

Exatamente para evitar que se repetisse esse fracasso, foi prestado mais atenção à definição do estilo, confiada, como a do Delta, ao lápis de Giorgetto Giugiaro. Sem tocar os volumes, Giugiaro remodelou as linhas do compacto e projetou uma cauda estilizada graças ao jogo geométrico das bordas, mas ao mesmo tempo mais alta que a linha do capô, o que garantia um generoso espaço de carga.

Com 4.18 metros de comprimento (apenas 30 cm a mais que o Delta) e a mesma distância entre os eixos de 2.48 metros, o Prisma tinha um porta-malas com mais de 400 litros e um interior bastante confortável. Distinguiam-se, entre outras coisas, por uma refinada instrumentação dotada de dispositivos eletrônicos como o controle de verificação que informava sobre o estado geral da mecânica.

Na época de seu lançamento comercial era oferecido com os motores 1.3 e 1.5 com carburação, unidades de 4 cilindros em linha de origem FIAT, com potências de 78 e 85 cv, além de um bloco 1.6, herdado do Beta, de novo baseado na FIAT, mas modificado e produzido pela Lancia.

Só em 1984 decidiu-se introduzir também um motor diesel, um dos primeiros 1.9, inicialmente aspirado com 65 cv e depois, a partir de 1985, oferecido também em uma versão turbo de 80 cv. Com um peso de pouco menos de uma tonelada, o Prisma conseguiu extrair um desempenho interessante de todos os motores, potenciando-os com uma condução agradavelmente sensível.

Enquanto o Delta aproveitou a glória de suas vitórias nos rallys para estabelecer-se como um carro compacto esportivo, o Prisma se manteve atado à sua imagem de carro familiar, também apto para a representação e divertido de conduzir quando era necessário. Por isso não compartilhou as versões mais potentes do seu irmão menor, embora em 1986, quando foi lançada a segunda série, foi permitido adicionar à lista de preços uma versão com tração total.

Isso foi acompanhado de uma pequena revisão da linha, que viu o 1.5 cair para 80 cv, enquanto que o 1.6 foi reduzido a 100 cv, mas foi adicionada uma versão 1.6 com injeção eletrônica, que oferecia 109 cv. O Prisma 4WD, por sua parte, era equipado com o motor 2.0 aspirado do Thema, com 115 cv, acoplado à tração total do Delta HF 4WD com diferencial viscoso.

Alcançava os 185 km/h, mais ou menos a mesma velocidade que o 1.6 i.e., mas foi o único que baixou de 11 segundos na aceleração de 0 a 100 km/h. Também representava a máxima expressão esportiva do modelo, que nunca teve motores turbo alimentados, exceto um exemplar único equipado para Gianni Agnelli com um motor de 200 cv e uma transmissão tomada do Delta Integrale.

O 2.0, ou seja, o 4WD, como se pode adivinhar facilmente, segue sendo o mais demandado e valioso dos Prisma no mercado de usados. Os preços, no entanto, não são em absoluto proibitivos e em nenhum caso comparáveis aos dos Deltas com tração total, que mal ficam abaixo dos 10.000 euros e chegam a superar os 30.000 euros, longe dos monstros sagrados como as edições especiais do Integrale.

Um Prisma 4x4 em bom estado está avaliado em cerca de 5.000 euros, 7.000 se estiver realmente bem conservado, a mesma cifra de um Fiat 500 L do início dos anos 70 atualmente. O resto das versões, todas sem distinção, incluindo as de ciclo diesel, podem ser levadas para casa por pouco mais de 2.000 euros.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

Galeria de imagens

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter