LANCIA YPSILON RECEBERÁ MAIS UMA ATUALIZAÇÃO EM 2021

A Lancia é o exemplo vivo de que uma marca de carros pode viver perfeitamente operando em um único mercado. Apesar de só estar disponível na Itália, suas cifras de vendas são um verdadeiro êxito. Um sucesso que é ainda mais notório se considerarmos o fato de que a linha Lancia é composta de um único modelo, o Ypsilon. Há alguns anos que este pequeno carro urbano se tornou um pilar central da marca italiana.
A geração atual do Lancia Ypsilon, a terceira, entrou em cena por volta do ano de 2011. Desde então, este modelo permaneceu à venda praticamente sem sofrer atualizações significativas. Embora em alguns momentos a Lancia tivesse introduzido melhorias na linha tanto a nível de equipamento como de personalização, além de pequenos ajustes estéticos. Após aproximadamente uma década à venda, talvez fosse o momento de uma mudança de geração.
Se levarmos em conta os prazos com os quais habitualmente trabalha a maior parte das marcas de carros, o Ypsilon já teria sofrido uma mudança de geração há um bom tempo. Entretanto, com o modelo da Lancia a situação é bem diferente. O motivo é que seus emplacamentos são realmente bons, sendo de longe um dos carros mais vendidos no mercado italiano. É por isso que, realmente, a FCA não sente a necessidade de desenvolver uma nova geração.
Em 2019 as vendas do Lancia Ypsilon alcançaram as 58.759 unidades, sendo um dos carros mais vendidos na Itália. Só foi superado pelo Fiat Panda, que ali é uma autêntica referência no segmento A. E até agora neste ano a situação não é diferente, ocupa o mesmo posto no ranking de modelos mais vendidos e entre os meses de janeiro e maio de 2020, seus registros alcançaram as 15.263 unidades.
Embora não seja necessário desenvolver uma nova geração, é importante seguir acrescentando novidades para oferecer novos argumentos aos compradores interessados no Ypsilon. É por isso que a Lancia já está trabalhando na enésima atualização do seu utilitário. Está previsto que essa atualização seja revelada no final de 2020 ou início de 2021. Em qualquer caso, para ver o novo Ypsilon nos concessionários italianos será preciso aguardar até o próximo ano.
Os informes que surgiram assinalam que o novo Ypsilon estreará novos para-choques e serão aumentadas as opções de personalização através de novas cores para a carroceria e desenhos de rodas. O equipamento tecnológico também será reforçado com um novo quadro de instrumentos e uma nova tela táctil que aumentará seu tamanho e permitirá usar um sistema de infotainment melhorado. Também haverá novas luzes LED para a circulação diurna e novos sistema de segurança.
No que diz respeito à parte mecânica, esta atualização não trará novidades. Debaixo do capô continuará tendo um motor a gasolina de 1.0 litro Firefly de 3 cilindros que desenvolve 70 cv e 92 Nm de torque máximo, eletrificado com a tecnologia híbrida suave (Mild Hybrid) de 12 volts. O motor está acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades e um sistema de tração dianteira.
Resta saber se com esta atualização ficarão para trás as mecânicas bifuel para apostar tudo na hibridação leve. No entanto, a priori isso não parece viável, já que na Itália, tanto o GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) como o GNC (Gás Natural Comprimido), têm muita demanda. Portanto, se neste aspecto tampouco haverá novidades, o motor de 1.2 litros de 69 cv adaptado ao GLP e o motor de 0.9 litros de 70 cv adaptado ao GNC, continuarão na linha.