LAND ROVER DEFENDER ATUAL PODERÁ CONTINUAR EM PRODUÇÃO
O Defender atual tem o fim de sua produção anunciado na Europa este ano. As limitações técnicas do utilitário impedem que ele possa continuar a ser vendido na Europa, mas a verdade é que o modelo poderá manter-se em produção para mercados fora do Velho Continente. E a Land Rover já avisou que “oficialmente” nenhum Defender será vendido na Europa.
Segundo um comunicado lançado pela Land Rover, a empresa está “avaliando a possibilidade de manter a produção do atual Defender em uma fábrica fora da Europa após o encerramento da fábrica britânica que produz o modelo. Sempre com baixos volumes e para mercados fora da Europa.”
Não há ainda nenhum sinal sobre o local onde o modelo poderá ser produzido, mas tudo indica que será na Índia (base da Tata, os donos da Jaguar Land Rover) que a vida do Defender vai continuar. Um dos problemas do Defender é o fato de exigir muita mão de obra convencional e por isso, na Índia, onde o custo da mão de obra é muito baixo, a produção do modelo seria mais econômica.
Depois, sendo um carro com tão pouca robotização, criar uma linha de montagem será relativamente barato. Como informado antes, a Land Rover já avisou que não irá importar o modelo seja em que forma for, mas não fecha as portas para importações especiais e irá homologar cada caso, para que o Defender possa continuar circulando sem airbags e estruturas deformáveis.