LAND ROVER DEFENDER Q40 BY TECNIQ: UM ACENO AOS 40 ANOS DE SERVIÇO DO HELICÓPTERO CHINOOK

Os especialistas britânicos em engenharia TECNIQ prestaram uma homenagem com o Defender Q40 a um dos helicópteros mais antigos da Royal Air Force.
O Defender Q40 by TECNIQ foi inspirado no icônico Chinook de duplo rotor, que celebrou seu 40º aniversário de serviço no ano passado de 2021. O Defender Q40 foi feito à mão e será leiloado no Goodwood Revival, em setembro, no Reino Unido.
O exclusivo Q40 foi completamente redesenhado e reconstruído pela equipe de especialistas da TECNIQ, em estreita colaboração com o Esquadrão 18 (B), tomando sutis detalhes de design do helicóptero que se fazem notar tanto no interior como no exterior.
A carroceria exterior do Defender Q40 da TECNIQ foi acabada à mão em tons de verde escuro brilhante e fosco, cuidadosamente combinados com a carroceria camuflada da aeronave. O uso de fibra de carbono para a grade, as extensões dos arcos de roda, as ventilações do capô e os para-lamas, elevam ainda mais o design exterior, enquanto que o couro costurado à mão foi usado para muitas das partes do interior.
No interior, os materiais de luxo feitos à mão criam um ambiente único e útil para os ocupantes. Foram introduzidas melhorias de engenharia adicionais a uma configuração de bancos 2 2.
Os leves bancos de fibra de carbono estão estofados em couro Bridge of Wier costurado à mão com inserções de couro de ovelha, um sutil aceno aos assentos do Chinook.
A parte dianteira do veículo foi luxuosamente estofada com materiais escuros, incluindo o revestimento do teto acolchoado, enquanto que também foi instalado um volante de novo desenho junto com um grupo de instrumentos e um console central, ergonomicamente otimizados e fortemente reconfigurados, novamente com influência do design militar.
A luxuosa zona dos bancos traseiros conta com um acabamento cinza mais claro, mais uma vez inspirando-se na área de carga do Chinook. Com uma atualização da iluminação com LED em todo o veículo, o interior se completa com a instalação de iluminação submarina.
Debaixo do capô encontra-se um motor turbo Ford EcoBoost de 2.3 litros derivado do Mustang com ECU revisada para desenvolver 307 cv de potência e 432 Nm torque. Esta mecânica está acoplada a uma transmissão automática melhorada de 6 velocidades.
O novo sistema de suspensão agora conta com amortecedores programáveis, barras estabilizadoras melhoradas, além de buchas e molas helicoidais mais baixas. O desempenho da frenagem também foi melhorado significativamente e agora conta com pinças de seis pistões com discos de 345 mm na parte dianteira, junto com pinças de quatro pistões e discos de 330 mm na parte traseira.