LAND ROVER DEFENDER V8 2021: EXTRA DE POTÊNCIA PARA BRIGAR COM O MERCEDES-AMG G 63

Durante os últimos anos temos visto muitas preparações baseadas no Land Rover Defender original que procediam de diferentes especialistas, mas todas elas giravam em torno de um mesmo pilar, que não é outro que a substituição do motor original por um bloco V8. O fabricante britânico não é alheio a estas conversões e por isso irá contentar os seguidores do icônico 4x4 com uma versão de alto desempenho que já está em plena fase de testes.
A melhor evidência disso temos com as recentes imagens flagrantes que surgiram na Alemanha, nas quais se pode apreciar uma unidade do Land Rover Defender da nova geração portando as inscrições de ‘veículo protótipo’ reservados para as mulas de testes. Embora não haja mudanças visíveis no design do todo-terreno britânico, as imagens da parte traseira revelam seu principal segredo, que são as quatro saídas de escape que não passam despercebidas.
Trata-se de um elemento que a Land Rover utiliza somente em seus modelos com motor V8, de maneira que para bom entendedor meia palavra basta. Chegando nesse ponto todo o foco de atenção recai sobre o propulsor sobrealimentado de 5.0 litros que é utilizado pelo Range Rover Sport SVR, ou seja, uma mecânica que neste modelo desenvolve 575 cv de potência. Entretanto, fontes internas informam que a divisão SVO da JLR não está por trás deste projeto, de modo que é muito provável que no Defender ofereça números inferiores.
Nesse sentido, se espera que o Land Rover Defender V8 ofereça cerca de 500 cv de potência, que serão enviados ao solo através de uma transmissão automática de oito velocidades fornecida pela ZF. Apesar dessa perda de rendimento com relação ao citado SVR, o todo-terreno britânico será suficientemente potente para encarar o Mercedes-AMG G 63, com seu motor de 8 cilindros com 4.0 litros e 585 cv. Seu grande trunfo será o peso, já que o modelo alemão é muito mais pesado.
Tampouco podemos perder de vista outra possibilidade. É que a Land Rover chegou a um acordo com a BMW para o fornecimento dos motores V8 biturbo de 4.4 litros que a marca bávara utiliza em seus modelos M mais potentes. No entanto, uma vez que o Defender de 8 cilindros não foi concebido para ser um modelo de uma relevante produção em série, mas de um nicho de mercado, esta mecânica acabará não chegando ao vão motor do 4x4.
Por último, mas não menos importante, resta falar sobre outro enigma. Desconhecemos se a Land Rover oferecerá esta versão de alto desempenho nas duas carrocerias disponíveis para o todo-terreno, ou se pelo contrário, só chegará com o 110 como mostram as imagens. De qualquer forma, este modelo não é esperado para antes do final de 2021, pois a Land Rover priorizará a chegada das versões híbridas plug-in à sua linha.