LAND ROVER ESTREARÁ NOVA PLATAFORMA ELÉTRICA PARA OS EVOQUE, DISCOVERY SPORT E VELAR
A Jaguar Land Rover era uma das empresas que havia se mantido um tanto reservada em relação ao tema da eletrificação total de seus modelos, além de versões híbridas ou híbridas plug-in, no entanto, hoje um novo projeto ganha luz. Trata-se de uma nova plataforma sobre a qual serão fabricadas as novas gerações dos Evoque e Discovery Sport, que serão dotados de novas características em relação ao seu powertrain.
De acordo com a informação, a Land Rover utilizará uma nova plataforma para as novas gerações dos modelos mencionados, centrada nos veículos elétricos que levarão uma unidade de extensão de autonomia alimentada por gasolina, o que os converterá em modelos híbridos, mas com um maior funcionamento elétrico.
A nova plataforma chamada Arquitetura Modular Eletrificada (EMA), será projetada a partir do zero para poder adaptar os modelos com avançados sistemas de condução e uma ampla conectividade na nuvem. O projeto EMA será parte de um programa de investimento de 10 bilhões de libras esterlinas que abrangerá até o ano de 2026.
Dentro dos mesmos planos, no curto prazo se encontra o lançamento dos novos Range Rover Sport, Velar e Discovery, modelos que serão montados sobre a nova plataforma.
As expectativas da empresa sobre este novo plano são muito ambiciosas, pois esperam que os veículos baseados na plataforma EMA representem a metade de todas as vendas da empresa para 2030.
Por enquanto se desconhecem as datas de apresentação destes produtos, no entanto, já se comenta que o novo Evoque será apresentado em 2024, seguido pela terceira geração do Discovery Sport e finalmente o Velar.
Espera-se que a linha de produção da EMA seja instalada na planta da marca em Halewood.