LAND ROVER NÃO ENTRARÁ NA BRIGA COM PROPOSTAS COMO O LAMBORGHINI URUS, BENTLEY BENTAYGA E O FUTURO ROLLS-ROYCE CULLINAM

Hoje em dia, o maior modelo que a Land Rover conta em seu portfólio é o luxuoso Range Rover. Este SUV de cinco metros de comprimento representa o máximo em relação à tecnologia e potência dentro da linha do fabricante britânico. No entanto, se dermos uma olhada no mercado, ainda existem SUVs maiores, mais exclusivos e mais potentes (mas não mais versáteis, capazes e equipados) que o topo de linha da marca britânica.
O Bentley Bentayga foi o primeiro super SUV que inaugurou essa categoria, e depois dele chegará ao mercado o impressionante Lamborghini Urus. Diante desta situação, marcas rivais como a Rolls-Royce também terão um modelo de semelhantes características. Em um primeiro momento pode parecer que eles são um sucesso de vendas, mas a realidade é cruel e demonstrou que o Bentayga está sofrendo para atingir o público e atingir os volumes que a marca previa.
Tendo em conta como o mercado está evoluindo, o lógico seria pensar que a Land Rover lançará no mercado um rival para esses modelos que se posicionaria acima do Range Rover. No entanto, segundo Joe Eberhardt, Diretor Executivo da Jaguar Land Rover North America, tomar esse caminho seria um erro, pois seu resultado em vendas seria muito limitado e seu custo de desenvolvimento e adaptação não teria o retorno no tempo necessário.
Para justificar suas palavras dá um exemplo claro que todos conhecem. A Mercedes-Benz ressuscitou a marca Maybach com dois modelos ‘supostamente’ novos e tiveram pouco êxito. Esse fracasso aconteceu porque ambos os modelos eram uma versão do S Class que a marca vendia na época. Por essa razão, o público nunca viu com bons olhos sua comercialização, além do exagerado preço que ofereciam.
Outra razão apontada por Eberhardt é que na Land Rover durante anos a joia da coroa tem sido o Range Rover, e não teria sentido lançar um modelo superior que pudesse eclipsar suas vendas e posição no mercado. Por essa razão, lançou no mercado várias versões especiais, entre as quais está a SVAutobiography (na imagem) com maior distância entre-eixos, dez telas tácteis e tampa traseira com fechamento elétrico, entre outras coisas.