LAND ROVER PROTOTYPE L03 1948: 70 ANOS DE UMA VISÃO
Existem veículos com uma história interessante sobre as costas, como o Land Rover prototype L03 1948, que neste mesmo ano viajou de Londres até a Holanda para unir-se a outros dois protótipos e estrear no Salão de Amsterdam de 1948. Esses três protótipos assentaram as bases do que hoje é a Land Rover, uma empresa de grande relevância que este ano celebra seu 70º aniversário.
Um componente chave da história da empresa britânica é o protótipo L03. Essa unidade foi conduzida de Londres até Amsterdam por um jovem chamado Ernie Bacon, filho de Mr. Bacon, o então gerente do armazém da Rover Company em Londres. O L03 saiu de Seagrave Road na terça-feira, 27 de abril de 1948, com Ernie ao volante até a Holanda, para estar no estande da Rover e lançar aquela que se tornaria uma nova marca nesse mesmo ano.
Depois do Salão de Amsterdam, que abriu suas portas no dia 30 de abril de 1948, o Land Rover prototype L03 1948 realizou a viagem de volta a Londres, onde pouco depois de seu regresso, recebeu uma nova transmissão. Em maio, o carro foi registrado na Rover Company Ltd em Solihull, como um carro de amostra, e em junho foi enviado a Vallvidrera, um bairro na periferia de Barcelona, integrado no distrito de Sarriá-San Gervasio, para sua apresentação à imprensa internacional.
Também foi exposto na Feira Internacional do Comércio de Barcelona desse ano antes de regressar ao Reino Unido, onde foi efetuada a conversão do volante para a direita e foi utilizado pelo diretor da Rover Company, R.L. Wilks, sobrinho de Maurice Wilks, o fundador da Land Rover. Durante os anos 50 e 60, o L03 mudou de mãos várias vezes antes de ser adquirido em 1974 por seu atual proprietário.