LANDWIND X7: CLONE DO EVOQUE VENDE MUITO BEM NA CHINA

A luta da Land Rover na China parece ser uma batalha perdida. A marca britânica não obteve o sucesso esperado ao tentar deter a comercialização da cópia do seu Range Rover Evoque, como também o Landwind X7 está vendendo muito bem no mercado chinês.
É claro que em relação ao modelo da Jaguar Land Rover, a cópia chinesa leva vantagem, já que seu preço é três vezes inferior. No início a Land Rover estava decidida a processar a Landwind, mas desistiram da ideia, basicamente devido à ínfimas garantias jurídicas vigentes na China nesse caso.
No Salão de Xangai, Ralf Speth, CEO da Land Rover, dirigiu-se aos meios de comunicação e falou especificamente sobre esse tema. Speth disse que a marca chinesa está tendo muito êxito com o X7, algo que não o surpreende, levando em conta que se trata de uma cópia exatamente igual ao Evoque.
Consultado se a Jaguar Land Rover havia conseguido algum progresso ao tentar persuadir as autoridades chinesas para que a Jiangling Motors pare com a comercialização do Landwind X7, Speth foi taxativo: “Não, em absoluto”, embora afirmasse que continuarão lutando para que o X7 seja declarado ilegal.
As coisas para a Land Rover já foram difíceis o ano passado, quando as autoridades chinesas cancelaram a patente do Evoque, um modelo que a Land Rover também produz na China. Isso ocorreu porque as imagens do Evoque foram exibidas publicamente um ano antes que o modelo passasse pelas autoridades de patentes do país asiático.
Atualmente o Landwind X7 é o modelo mais bem sucedido do fabricante chinês, com vendas que no ano passado atingiram 80.000 unidades.