LAND WIND X7, MAIS CONHECIDO COMO O EVOQUE CHINÊS, CHEGA EM AGOSTO AO MERCADO LOCAL
O tema dos modelos chineses descaradamente semelhantes a veículos de marcas europeias volta à tona. Depois da recente apresentação do Porsche Macan chinês assinado pela Zotye, agora surge novamente um modelo já conhecido por muitos, o Land Wind X7, mais conhecido como o Evoque chinês, que chegará ao mercado do país asiático no próximo mês.
O Land Wind X7 chega finalmente ao mercado depois de uma forte briga entre a marca britânica e o fabricante chinês pela grande semelhança entre o modelo chinês e o popular SUV Range Rover Evoque. No entanto, todo o esforço da marca britânica foi em vão, uma vez que as autoridades chinesas não reconheceram seu pleito. Diante disso, Ralf Speth, o CEO da Jaguar Land Rover, reconheceu a impotência que sofrem os fabricantes ante estas “adaptações” de seus designs por marcas chinesas.
Contudo, e vendo a inevitável chegada ao mercado do Land Wind X7, Speth apelou à inteligência do cliente final, esperando que saibam diferenciar o produto real, neste caso o Range Rover Evoque, de uma imitação como é o X7 chinês. A verdade é que as diferenças entre ambos os modelos saltam à vista, ainda que exteriormente tenham mais do que uma casual semelhança de desenhos.
A primeira e mais óbvia dessas diferenças entre ambos os SUVs se encontra no preço. No mercado chinês o Evoque se encontra à venda pelo equivalente a 210.000 reais, enquanto que o X7 custa aproximadamente o equivalente a 74.000 reais. No aspecto mecânico, o modelo chinês em princípio não conta com uma oferta tão completa como o SUV britânico, sendo equipado com um motor a gasolina de 4 cilindros com turbo e 180 cv de potencia, acoplado a uma transmissão manual de 6 velocidades ou automática de 8.