LEXUS PRETENDE MELHORAR SUA POSIÇÃO NA AMÉRICA LATINA

A Lexus, marca Premium da Toyota, está incrementando sua linha de modelos para melhorar sua penetração nos mercados em que está presente. Se falarmos de Japão, Estados Unidos e México suas vendas vão muito bem, mas ainda há mercados em que precisa crescer para ser uma marca global. Na Europa seus números vão melhorando ano após ano e na América Latina estão trabalhando para poder encarar a Audi, BMW e Mercedes-Benz com garantia de sucesso.
Atualmente a presença da Lexus na América Latina se resume às principais cidades do Brasil, Bolívia, Chile, Peru e Costa Rica. No entanto, essa presença não é uniforme em todas as cidades, já que em algumas, conta com concessionários e outras somente agências para manutenção e reparação. Portanto, para melhorar seu posicionamento e para que suas vendas aumentem, estão considerando transformar e equalizar todos os seus pontos de vendas, além de incrementar o seu número.
Se levarmos em conta as vendas da marca na região, atualmente o fabricante participa com 2,9%. Embora pareça muito baixa, o ano passado essa marca situou-se em 1,9%. Tudo isso foi conseguido graças às suas vendas que atingiram 2.100 unidades em todo o mercado latino americano. Comparadas com as obtidas pela Audi, BMW e Mercedes-Benz são muito baixas, mas também devemos lembrar que o posicionamento da Lexus nesses mercados ainda está acima de seus rivais em termos de exclusividade.
A estratégia da Lexus para realizar seus planos de crescimento se sustentará em três pilares fundamentais. O primeiro e mais obvio será a abertura de novos concessionários em cidades em que não estavam presentes. O segundo pilar será a entrada da marca no mercado argentino. E para terminar, o terceiro pilar de sua estratégia se concentra no lançamento de novos modelos que atualmente não apresentam em seu portfólio. Com essas iniciativas esperam que sua presença melhore e suas vendas cresçam a um ritmo mais elevado.