LÍDER DA MICROMOBILIDADE ELÉTRICA HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS, A CITROËN REINVENTA O AMI COM UM NOVO DESIGN E O BUGGY VISION
O Citroën Ami celebra este ano o seu quarto aniversário. O Ami traduziu-se por uma surpresa quando foi lançado em 2020, provocando espanto e curiosidade, e tornou-se depois um verdadeiro fenômeno social, atraindo mais de 65.000 clientes e abalando a paisagem automotiva urbana e, sobretudo, suburbana. O Ami reinventou o mundo dos quadriciclos ao tornar acessível uma solução de mobilidade elétrica suave, assumindo a forma de um objeto peculiar com uma arquitetura inovadora, onde a simetria desempenha um papel essencial no seu design.
O Ami mudou a vida de muitas famílias ao trazer liberdade, independência e facilidade à vida cotidiana, graças às suas muitas qualidades: acessível e inovador, seguro, oferecendo proteção contra os elementos da natureza, capaz de acomodar duas pessoas, fácil de manusear e capaz de atingir velocidades até 45 km/h, com uma autonomia de 75 km, largamente compatível com as necessidades de micromobilidade, recarregável a partir de uma tomada normal.
Em festa no Salão de Paris, o Ami apresenta-se com duas estreias mundiais. A primeira antevê o lançamento da próxima geração do Ami, que estará à venda em 2025. A expressão da sua frente mudou, mantendo o seu estilo elegante, mas atrevido. O Ami aproveita a oportunidade para fazer uma referência ao seu ilustre antecessor, o 2CV, adotando também estrias nos para-lamas para demarcar a carroceria. Esta nova versão valida a nova pintura Night Sépia que surgiu em abril passado. A partir desta versão, os designers divertiram-se imaginando uma nova edição da versão aventureira do modelo através de um conceito Ami Buggy Vision, uma expressão livre de um modelo repleto de caráter, divertido e dedicado às atividades náuticas de lazer.
Versão 2025 do Ami revelada em Paris
Objeto atípico que se destaca na paisagem automobilística há quatro anos, o Ami reivindica um estatuto diferente dos códigos tradicionais e está mais próximo do mundo da banda desenhada. Evoluirá no primeiro semestre de 2025 para uma nova geração que faz a sua estreia mundial em Paris. Se as suas dimensões permanecem idênticas às da versão atual, o novo Ami terá novos painéis frontal e traseiro para lhe dar uma aparência mais personalizada e torná-lo mais identificável como um companheiro, um amigo, numa nova face simultaneamente simpática e mais madura, graças a linhas mais acentuadas.
Os faróis, rodeados por uma borda preta que lembra pálpebras, são elevados até a base do para-brisa para proporcionar um novo olhar mais expressivo. Posicionados mais acima, conferem um novo equilíbrio e uma nova leitura da dianteira para um modelo que olha mais para a frente. Estes dois faróis estão ligados por uma nova cápsula gravada no molde sob a forma de um largo sorriso, reforçando o lado jovial e benevolente do Ami.
A frente do Ami é mais simples e mais definida. Sob o para-brisa, uma seção inclinada que aloja a cápsula apresenta o novo logotipo da marca e leva a uma zona vertical. O novo logotipo está posicionado num ângulo que dá a impressão de ser direcionado a quem o vê passar. Em comparação com a geração anterior, a parte inferior do para-choque é menos arredondada e tem um estilo mais forte e esculpido. As transições de superfície são mais acentuadas, com arestas mais vivas e formas fechadas. À frente das rodas, formam cubos que fazem lembrar peças de Lego. Estes elementos reforçam a percepção da largura de um Ami com melhor colocação na estrada e contribuem para o seu caráter divertido. Funcionam como para-choque de proteção nos quatro cantos do Ami.
A simetria continua sendo um elemento fundamental no design do Ami. Contribui para o seu caráter original e ajuda a manter os custos sob controle, reduzindo o investimento. O plano inclinado sob o para-brisa encontra-se também sob o vidro traseiro. Confere dinamismo à sua silhueta, dando a impressão de empurrar a massa para a frente. Esta simetria reflete-se nas portas e nos para-lamas, destacando-se nestes a referência ao ilustre 2CV, com estrias moldadas na forma do para-lama dianteiro direito e do para-lama traseiro esquerdo. Este motivo remete para as ranhuras nos para-lamas dianteiros do icônico automóvel de 1948. Embora, em 2025 sejam 77 os anos que separam estes dois modelos da Citroën, o Ami é um legítimo descendente do 2CV e, assim como este, visa a simplicidade e a facilidade de utilização para todos.
A noção de formas fechadas mencionada na frente também se reflete em várias assinaturas gráficas encontradas na seção lateral do Ami. É o caso, por exemplo, dos frisos das rodas, que apresentam um padrão xadrez de quadrados com cantos redondos, ou do autocolante no painel traseiro. Estas formas são muito contemporâneas e podem ser encontradas em muitos mundos artísticos e das novas tecnologias. O Ami apela à geração mais jovem.
Estreia mundial do concept Ami Buggy Vision
Com a sua originalidade e expressividade, o Ami é um fantástico local de recreio que tem sempre inspirado os designers. A versão 2025 do Ami é um convite natural ao lazer e a uma condução suave. O Ami de 2025 é apresentado no stand através do Ami Buggy Vision, um exercício de estilo de total liberdade.
Sem portas e com um teto aberto aos quatro ventos, os designers trabalharam nesta edição do Ami sobre a temática do kitesurf. O resultado é um cruiser prático e funcional, companheiro ideal para uma ida à praia e ali desfrutar de umas boas sessões de surf. Divertido, simples e 100% elétrico, está perfeitamente adaptado às atividades ao ar livre no coração da natureza.
Um convite a seções ilimitadas ao ar livre, o My Ami Buggy Vision capta o espírito de um belo entardecer de verão, que se prolonga noite dentro com a sua cor de carroceria Midninght Blue. Elegante e inspiradora de um espírito puro e orgânico, esta tonalidade confere uma grande dose de confiança e força a este concept. O teto branco acrescenta um toque de requinte e de leveza que não diminui o seu caráter aventureiro. A cor branca também se encontra sob a forma de uma borda que rodeia a decoração preta do painel frontal. Esta seção reforça o sorriso e o caráter atrevido da face do Ami, enquanto também se destaca o logotipo da marca, igualmente em branco. Sendo a simetria um princípio fundamental do Ami, este design também se encontra na traseira.
O seu lado aventureiro é amplificado por pneus específicos, bem afastados para estabilizar o veículo, e que sugerem o espírito de um carro de corridas num veículo divertido e ousado, que gosta de se exibir, mas que continua sendo um aventureiro de fim de semana. Os pneus são fortemente entalhados para melhorar a aderência e apresentam uma roda com o logotipo Citroën branco ao centro, conferindo a este concept um caráter forte. O espírito outdoor é ainda reforçado pelos protetores dos arcos das rodas, pintados em preto para sugerir robustez e proteção. São sublinhados por autocolantes brancos nos para-lamas, numa forma geométrica que combina o redondo com formas mais limpas para dar energia. Este motivo é diretamente inspirado nos arcos das rodas do concept Oli.
O Ami Buggy Vision inspira-se nas estrias nos para-lamas do Ami de 2025, referência à temática 2CV, assim como as janelas basculantes de abertura para cima. Esta referência à história também se reflete nos faróis redondos amarelos, graças a um vidro especial utilizado para este concept. E porque a aventura se prolonga até ao fim da noite, o Ami Buggy Vision está equipado com uma barra de LED logo acima do para-brisa.
Numa jogada inteligente, o Ami Buggy Vision incorpora um gancho nas portas de acesso ao veículo, para que a cada uma possa fixar uma prancha de kitesurf. De acordo com o compromisso da empresa de desenvolver peças inteligentes e fáceis de industrializar, este suporte é feito de chapa metálica dobrada. É fácil de colocar sobre a porta, contendo tensores que mantêm as pranchas no seu lugar. A inscrição ‘Citroën’ é feita sem acrescentar qualquer material, simplesmente cortando-se a chapa metálica. Mantendo a dimensão sob controle, não há problema de espaço, de modo que pode transformar o seu tempo de lazer num momento de partilha a dois. A equipe de designers também trabalhou num compartimento de bagagem especial para guardar a vela do kite e decorou uma prancha de kitesurf especificamente para este fim.
A bordo, os dois ocupantes se beneficiarão de um conforto acrescido graças à adoção de novas almofadas de assento, com aspecto acolchoado e o conforto dos bancos Citroën Advanced Comfort. Apresentam-se em vermelho alaranjado infravermelho, já presente nos bancos do concept Oli. Esta cor, que também é utilizada no painel de bordo, destaca-se particularmente bem em relação ao Midninght Blue do exterior. No painel de bordo, as palavras ‘Like No One’ foram retrabalhadas num estilo aquático, marcando o caráter distintivo do Ami Buggy Vision.