LIGIER ANUNCIA UM ESPORTIVO DE 335 CV PARA CELEBRAR O SEU 50º ANIVERSÁRIO

Falta pouco mais de dois meses para a abertura do Salão de Paris 2018, por isso já surgem os primeiros anúncios dos participantes do evento, ou pelo menos os mais inesperados. A Ligier retorna ao segmento esportivo com um novo modelo destinado a homenagear o fundador da marca e o 50º aniversário da empresa.
Este ano se cumprem exatamente os 50 anos do nascimento da Ligier e embora muitos conheçam melhor a sua trajetória na Fórmula 1 e no Mundial de Resistência (WRC), o fato é que sua história é muito mais rica e complexa. Atualmente, a Ligier tornou-se o maior fabricante de microcarros da Europa (atrás apenas da divisão smart da Daimler), contando com os emblemas Ligier e Microcar, ma a verdade é que o primeiro modelo de rua da marca francesa não foi um utilitário acessível, mas um esportivo.
Guy Ligier apresentou o Ligier JS2 - na imagem abaixo - no Salão de Paris de 1970, um esportivo de motor central equipado com o mesmo motor V6 de origem Maserati do mítico Citroën SM. Utilizando as siglas JS - de Jo Schlesser - Ligier quis homenagear esse piloto francês falecido em 1968, um de seus maiores amigos, e embora a intenção fosse criar um modelo de competição, também foram desenvolvidas as obrigatórias versões de rua.
O Ligier JS2 sofreu várias modificações durante os poucos anos que esteve disponível no mercado. A grande crise do petróleo de 1973 acabou com sua demanda e a empresa preferiu mudar o rumo, passando ao segmento dos microcarros, onde é hoje em dia uma das forças dominantes.
Por enquanto pouco se sabe do modelo que servirá para homenagear a marca e seu fundador, somente que será revelado em setembro, pouco antes do Salão de Paris 2018, e alguns poucos dados técnicos. O teaser revela um modelo de design muito musculoso, com uma cintura traseira muito larga, um marcado difusor e um pronunciado spoiler traseiro. Nas laterais traseiras surgem aberturas que bem poderiam ser entradas de ar, por isso que é muito provável que o modelo seja de motor central.
O motor escolhido pela Ligier é um bloco V6 de 3.7 litros que entrega 335 cv e surge acoplado a uma transmissão sequencial de seis velocidades com ‘paddleshifts’ atrás do volante. Segundo Ligier, o modelo foi homologado conforme os regulamentos ‘E II SH’ da FIA, por isso que podemos esperar uma versão de competição.