LITTLE e601: ESTE SERÁ O NOME DO SEAT 600 ELÉTRICO
O SEAT 600 foi o carro que motorizou todo um país. Um autêntico ícone da história automobilística espanhola. Seu regresso ao mercado está próximo, mas não da maneira que caberia esperar. O 600 ressurgirá de suas cinzas como um carro elétrico e não será vendido pela SEAT. A empresa que se aventurou na tarefa de trazer de novo à vida esse pequeno urbano foi a Little Electric Cars.
Desde que o projeto foi anunciado era chamado de SEAT 600 elétrico, mas logicamente, por motivos legais, seu nome comercial não guardará nenhuma relação com o nome utilizado pela marca espanhola para vender seu popular modelo. A SEAT deixou claro à pequena empresa galega para que não utilize nem o nome SEAT nem o número 600 no modelo. No final será chamado de Little e601.
Infelizmente não estamos diante de um projeto focado no grande público, já que a produção do Little e601 será limitada a 25 unidades. Trata-se de um projeto ambicioso e a Little Electric Cars decidiu ser cautelosa e não ambicionar um alto nível de vendas para esse modelo que será visado por colecionadores, entusiastas da mobilidade elétrica, assim como nostálgicos do mundo automobilístico.
O kit para realizar a conversão do SEAT 600 em um veículo totalmente elétrico custa mais de 30.000 euros. Isso tornará o preço final do projeto de transformação bastante elevado. A Little Electric Cars destaca que para chegar ao Little e601 foi necessário tomar o carro original e realizar um processo de reengenharia total para poder realizar a implementação do sistema de propulsão. Baterias, controladores e motor elétrico.
Debaixo da pele do Little e601 se encontra uma bateria de 13 kWh e um motor elétrico cuja potência é de 15 kW (20 cv), embora possa alcançar picos de 30 kW (41 cv). É capaz de alcançar uma velocidade máxima de 100 km/h e anuncia uma autonomia de 150 quilômetros. Dispõe de dois modos de condução: Eco e Normal. Também está equipado com um sistema de recuperação de energia durante a frenagem.
Para realizar a recarga da bateria se utiliza um conector tipo 2 ou um Mennekes, e se necessita de aproximadamente duas horas para obter 80% da carga da bateria.