Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. LOLA ASTON MARTIN LMP1 (2008): O RUGIDO BRITÂNICO QUE DESAFIOU AUDI E PEUGEOT EM LE MANS

Notícias

LOLA ASTON MARTIN LMP1 (2008): O RUGIDO BRITÂNICO QUE DESAFIOU AUDI E PEUGEOT EM LE MANS

11/09/2026

Voltar
LOLA ASTON MARTIN LMP1 (2008): O RUGIDO BRITÂNICO QUE DESAFIOU AUDI E PEUGEOT EM LE MANS

Em 2008, a tradicional Lola Cars International, de Huntingdon, na Inglaterra, decidiu voltar a ocupar um lugar de destaque entre os grandes protótipos de endurance com uma máquina que reunia duas importantes forças do automobilismo britânico: o chassi Lola e o poderoso V12 da Aston Martin. O resultado foi o Lola B08/60 LMP1, desenvolvido para a equipe Charouz Racing System com apoio técnico da Aston Martin Racing e da Prodrive. Mais do que um novo protótipo, o projeto representava uma importante mudança de filosofia para a Lola, que voltava a construir um LMP de cockpit fechado desde o T92/10 de 1992. 

O B08/60 nasceu em resposta à evolução dos protótipos fechados, particularmente o Peugeot 908 HDi FAP, e também às futuras regulamentações que privilegiariam esse tipo de carroceria. Durante mais de um ano, os engenheiros da Lola trabalharam em CFD e túnel de vento para desenvolver uma carroceria de elevada eficiência aerodinâmica. O resultado foi um protótipo de linhas extremamente baixas e largas, com cockpit fechado, enormes entradas de ar e uma carroceria concebida para produzir elevada carga aerodinâmica sem comprometer a velocidade nas longas retas de Le Mans. 

Sob a carroceria estava uma das maiores atrações do projeto: o V12 naturalmente aspirado de 5.993 cm³ da Aston Martin, derivado diretamente do motor utilizado no GT1 DBR9. Instalado longitudinalmente em posição central-traseira, o propulsor produzia aproximadamente 670 cv, dependendo da configuração e dos regulamentos aplicados, e era ligado a uma transmissão sequencial Xtrac de 6 velocidades. Como o enorme V12 era mais volumoso que os motores originalmente previstos para o Lola, foi necessário adaptar o conjunto de transmissão, utilizando uma caixa Xtrac mais compacta. O carro pesava aproximadamente 900 kg, o que proporcionava uma relação peso-potência extraordinária. 

A estreia competitiva aconteceu nas 6 Horas de Barcelona, primeira etapa da temporada 2008 da Le Mans Series, e o novo Lola Aston Martin imediatamente mostrou que poderia incomodar os protótipos a diesel de Audi e Peugeot. Largando da quarta posição, Stefan Mücke avançou para terceiro e manteve o carro entre os líderes durante a prova, antes de entregar o volante a Jan Charouz. O resultado foi um expressivo terceiro lugar geral, um verdadeiro cartão de visitas para um projeto completamente novo. 

Em Le Mans, entretanto, a história foi mais complicada. O Lola Aston Martin qualificou-se em sexto entre os LMP1, com 3min25s158, e chegou a superar um dos Audi R10 TDI durante a sessão classificatória. Na corrida, porém, uma colisão obrigou o protótipo a passar por reparos e comprometeu sua classificação. Ainda assim, Charouz, Mücke e Tomás Enge conseguiram conduzi-lo de volta ao grupo da frente e terminaram em nono lugar geral, completando 354 voltas. 

A temporada terminou com outro grande momento em Silverstone. Na etapa final da Le Mans Series, o Lola Aston Martin conseguiu acompanhar os Audi R10 TDI e cruzou a linha de chegada em segundo lugar geral, depois de inclusive assumir a liderança durante a prova. Foi a melhor colocação da Lola naquele campeonato em 2008 e uma demonstração de que o V12 atmosférico britânico ainda podia enfrentar os sofisticados protótipos turbodiesel alemães e franceses. Ao final da temporada, a Charouz Racing System terminou em quinto lugar no campeonato de equipes da LMP1. 

O B08/60 também abriu caminho para uma parceria ainda mais estreita entre Lola e Aston Martin. Sua evolução direta seria o Lola-Aston Martin B09/60, desenvolvido juntamente com a Prodrive para a temporada de 2009 e conhecido internamente pela Aston Martin como DBR1-2, uma homenagem ao lendário DBR1 que venceu Le Mans em 1959. O novo protótipo conservaria o V12 de 6.0 litros, mas receberia diversas evoluções aerodinâmicas e mecânicas. 

O Lola Aston Martin LMP1 de 2008 permanece, assim, como um dos protótipos mais interessantes daquela geração de Le Mans. Ele combinava a competência aerodinâmica de um dos mais tradicionais construtores britânicos de carros de competição com o carisma mecânico de um V12 Aston Martin, tudo isso em uma época em que Audi e Peugeot dominavam as pistas com seus sofisticados motores diesel. Não conquistou Le Mans, mas conseguiu algo talvez igualmente importante para sua breve história: provar que um protótipo privado, movido por um grande V12 naturalmente aspirado e concebido na Inglaterra, ainda podia desafiar os gigantes da resistência.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

2008 - LOLA ASTON MARTIN LMP1

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter