LOTUS 3-ELEVEN APRESENTADO EM GOODWOOD
- O novo modelo britânico produz 457 cv e pesa menos de 900 kg. É o mais rápido modelo de produção da Lotus, e também o mais caro
A Lotus revelou hoje o 3-Eleven no Festival de Goodwood, que se realiza neste final de semana no Reino Unido. O modelo é o primeiro de uma série que a marca deve lançar, mas já chega como sendo o mais rápido e o mais caro já produzido pela marca britânica.
Disponível no mercado a partir do primeiro semestre de 2016, o 3-Eleven terá uma produção limitada a 311 unidades, entre versões com especificações para estrada e pista.
A versão para pista pesa menos de 900 kg e anuncia a uma aceleração de 0 a 100 km/h em menos de três segundos e atinge uma velocidade máxima de 280 km/h. O motor é um V6 3.5 supercharged de origem Toyota, o mesmo do Evora 400, agora desenvolvendo 457 cv às 7.000 rpm e 450 Nm de torque máximo às 3.500 rpm. Na versão “road legal”, o motor surge acoplado a uma transmissão manual de seis velocidades de relações curtas e conta com um diferencial autoblocante do tipo Torsen. A versão para pista dispõe de uma transmissão sequencial de seis velocidades.
As duas versões dispõem de um chassi monobloco em alumínio. A opção de estrada com uma roll-cage e a versão de pista com barras de proteção adicionais. A Lotus informa que carroceria é fabricada com um novo material composto nunca antes aplicado em um modelo de produção e que é 40% mais leve do que a fibra de vidro.
O 3-Eleven conta com pneus de medida 225/40 R18 no eixo dianteiro e de 275/35 R19 no eixo traseiro. Para frear conta com o auxílio de pinças de quatro êmbolos AP Racing e um sistema ABS da Bosch com regulagem Lotus.