LOTUS ADIANTA SEU PRIMEIRO SUV 100% ELÉTRICO CONHECIDO COMO ‘TYPE 132’

O lançamento do novo Lotus Emira é o toque final em mais um capítulo da história moderna da Lotus. Agora, o icônico fabricante britânico colocou todo o vapor (respaldado pelo colosso chinês Geely) com o objetivo de materializar seu processo de transição para a mobilidade totalmente elétrica e, sobretudo, para converter-se em um ator relevante da eletrificação.
Em um curto espaço de tempo a Lotus introduzirá quatro novos carros elétricos. Uma ambiciosa ofensiva de produto que dará seu primeiro fruto no curto prazo. E mais, a empresa iniciou uma campanha promocional deste primeiro lançamento que estará pronto para desembarcar no mercado em pouco tempo. Um modelo que materializará o início de uma nova era para a Lotus.
A marca britânica divulgou um interessante adiantamento daquele que será o seu primeiro SUV 100% elétrico. Um modelo que é conhecido internamente como ‘Type 132’ e que está destinado a desempenhar um papel de destaque. Através de um breve vídeo, a Lotus mostra um detalhe da grade ativa que utilizará. Uma solução técnica que permitirá maximizar a gestão do ar para a refrigeração e a melhoria da aerodinâmica frontal.
O processo de desenvolvimento deste novo elétrico está sendo realizado sobre a plataforma Lotus Premium. Uma arquitetura que permite distâncias entre os eixos entre 2.899 e 3.100 mm. Será usada em veículos que lidarão a partir do segmento C até o E, que é onde estará enquadrado o mencionado SUV que está em andamento.
Outra das chaves tem a ver, logicamente, com o pacote de baterias que poderá acomodar em suas entranhas. A plataforma assinalada previamente, segundo a Lotus, é compatível com baterias entre 92 e 120 kWh. E o que é igualmente relevante, contará com tecnologia de carga de alta velocidade de 800 volts. Além disso, a marca informou que será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos.
É verdade que estas cifras não são especialmente concretas, mas indica que o Lotus Type 132 contará com uma avançada tecnologia para oferecer um desempenho elevado junto a uma autonomia aceitável.
A apresentação está agendada para o próximo ano de 2022 e exibirá a etiqueta ‘Made in China’. E mais, o processo de desenvolvimento está sendo realizado por duas equipes, uma estabelecida no Reino Unido e outra localizada na China. O gigante asiático se posiciona como um mercado crucial para este e os futuros veículos elétricos que serão lançados pela Lotus.