LOTUS CONFIRMA SUV PARA BRIGAR COM O PORSCHE MACAN
- O CEO da marca britânica diz que o novo modelo será o primeiro SUV “leve” do mundo. Será fabricado na China a partir de 2019.
Depois de alguma especulação, finalmente surgiu a confirmação dada pelo CEO da Lotus. Jean-Marc Gales disse que a partir de 2019, estarão em condições de produzir “o primeiro SUV leve do mundo”.
O novo modelo, com nome ainda não definido, já está em processo de desenvolvimento e será produzido na nova fábrica da marca britânica na China - por intermédio de uma joint-venture com a Proton e com a Goldstar Heavy Industrial -, prometendo ser “um verdadeiro Lotus”. Aliás, Gales diz que o modelo “radical” pretende medir forças com o Porsche Macan. Inicialmente deverá ser vendido somente na China e mais tarde, será exportado para a Europa e para o Japão.
O SUV terá os painéis da carroceria em alumínio, motorização por enquanto somente a gasolina de origem Toyota - que deverá ter uma montagem transversal - e componentes em alumínio forjado, especificamente a suspensão independente de duplos triângulos sobrepostos.
Poderá utilizar componentes da Proton, o que “não é nada fora do comum”, diz Gales, pois “um Lamborghini também utiliza peças da VW”. Apesar das dimensões serem próximas do Macan, existe desde já a promessa que o Lotus terá 200 kg a menos que os principais concorrentes.
São esperadas também versões de tração integral, sendo que o sistema poderá ser híbrido. A Lotus pretende que o SUV seja o maior best-seller da história da marca. Gales quer alcançar a marca de 5 mil unidades do SUV, logo em seguida ao lançamento. Até o final da década o objetivo é duplicar esse número.
Esta não é a primeira vez que a Lotus ensaia um SUV. Lembrando que no Salão de Genebra de 2006, a marca britânica apresentou o APX (na imagem), um SUV do segmento C, e em 2012 apresentou no Salão de Pequim o Lotus T5 Youngman.