LOTUS EMIRA: SURGEM OS PRIMEIROS DETALHES DO ÚLTIMO ESPORTIVO A GASOLINA DA MARCA BRITÂNICA

A marca britânica anunciou o lançamento do seu novo esportivo de motor central, um modelo que responde pelo nome de Lotus Emira e que chega para substituir de um só golpe toda sua linha atual, desde os menores Lotus Elise e Exige até o Lotus Evora de maior tamanho, com o qual o novo modelo compartilha o DNA.
Embora esperássemos que acontecesse a apresentação oficial do modelo, assim como sugeria o último e enigmático teaser divulgado pela marca, finalmente surgiu apenas o anúncio do seu lançamento e a divulgação de seus primeiros dados, entre os quais se incluem seu nome, data de apresentação definitiva e futuros motores.
Esta denominação continua a tradição da marca britânica de utilizar apenas palavras que comecem pela letra E (como Elise, Evora, Esprit, Europa…) e que contem com algum tipo de significado. Neste caso, Emira é um antigo nome próprio feminino de origem latina, mas de acordo com a marca, também significa ‘líder’ ou ‘comandante’.
O Lotus Emira usará uma evolução da plataforma de alumínio que utiliza o Lotus Evora atualmente. Modelo do qual também herdará uma das mecânicas que estarão disponíveis em sua linha. Os detalhes até agora são muito escassos, mas já foi confirmado que o modelo estará disponível com um motor de 4 cilindros e 2.0 litros sobrealimentado com uma potência acima dos 300 cv e cuja origem ainda não foi determinada, mas que pertence a um novo fornecedor que não é a Toyota ou alguma das marcas do Grupo Geely. A outra mecânica continua sendo o V6 de 3.5 litros que utiliza atualmente o Evora e cuja potência estará acima dos 422 cv que é capaz de entregar atualmente em suas versões mais potentes.
O novo Lotus Emira será apresentado neste verão europeu e pelo pouco que podemos ver nas imagens divulgadas de modo teaser, o novo modelo se inspira claramente no atual Lotus Evija. Ao contrário do que diziam alguns informes, o Emira não contará com um esquema mecânico híbrido e já foi confirmado que se trata do último modelo a gasolina apresentado pela marca de Hethel, pois depois dele, todos os modelos serão 100% elétricos.