LOTUS EMIRA TURBO SE: O MODELO DE 4 CILINDROS MAIS POTENTE DA MARCA
O Lotus Emira Turbo SE é o mais recente carro esportivo premium da empresa. Com um motor central, o fabricante britânico iniciou com o Emira sua transformação de marca, ostentando todas as características que se espera de um Lotus. Tanto é que seu design chamativo, a dinâmica impressionante e a aerodinâmica excepcional não deixarão ninguém indiferente.
O Emira foi desenvolvido sobre um novo chassi de alumínio leve, tecnologia da qual a Lotus foi pioneira e que continua sendo uma parte intrínseca do DNA da empresa. Essa inovadora arquitetura do veículo é envolvida por um design ousado e esculpido, com elementos claramente derivados do Evija. Ele mede 4.412 mm de comprimento, 1.895 mm de largura e 1.225 mm de altura.
A nova versão junta-se aos Emira Turbo (i4) e Emira V6, melhorando o desempenho do veículo e apresentando uma série de características únicas. Isso ocorre porque as siglas ‘SE’ fazem referência ao pacote opcional ‘Special Equipment’ que foi oferecido em vários modelos há décadas, como o Type 14 Elite, o Type 26 Elan e o Elan SE Turbo. Já está à venda em vários países da Ásia-Pacífico, Oriente Médio e África.
As novidades do Lotus Emira Turbo SE
O Lotus Emira Turbo SE está equipado com a unidade Lotus AMG de 4 cilindros, um motor de 2.0 litros turboalimentado. Com montagem transversal e tração traseira, a mecânica foi modificada para aumentar seus números para 400 cv e 480 Nm de torque máximo, em comparação com os 365 cv e 430 Nm de torque do Turbo e os 400 cv e 420 Nm de torque da versão V6.
Está associado a uma transmissão de dupla embreagem de 8 velocidades de origem Mercedes-Benz, mas com uma calibragem personalizada. A empresa até menciona que oferece trocas de marcha mais rápidas que a transmissão automática de 6 velocidades encontrada no V6. A nova configuração permite que ele acelere de 0 a 100 km/h em 4 segundos, atingindo uma velocidade máxima de 290 km/h.
Esta versão também possui um quadro auxiliar traseiro de alumínio fundido leve, que ajuda a economizar 12 kg de peso em comparação com o conjunto de aço usado no Emira V6. A suspensão conta com molas Eibach e amortecedores Bilstein, cada um com ajuste exclusivo, dependendo se os clientes selecionarem o modo Tour ou Sport.
Outros destaques incluem o Lotus Drivers Pack de série, que adiciona uma configuração de suspensão mais esportiva, discos de freio ventilados e perfurados de duas peças melhorados, além do Launch Control. Esteticamente, apresenta rodas forjadas de 20 polegadas em cinza acetinado, revestimento interno do teto em Alcântara, pinças de freio vermelhas, detalhes em preto e o emblema ‘Emira Turbo SE’.