Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre

Busca

Fazer a pesquisa em:

Você está em

  1. Notícias
  2. LOTUS EVIJA: O HYPERCAR ELÉTRICO SE SOLTA NA PISTA

Notícias

LOTUS EVIJA: O HYPERCAR ELÉTRICO SE SOLTA NA PISTA

23/09/2020

Voltar
LOTUS EVIJA: O HYPERCAR ELÉTRICO SE SOLTA NA PISTA

Em plena fase de desenvolvimento após sua apresentação há mais de um ano, o Lotus Evija continua revelando interessantes detalhes sobre o seu funcionamento, o que demonstra que a Lotus apostou forte neste modelo que busca ser não só um dos hypercars elétricos mais rápidos e avançados do mundo, como também ser um carro perfeitamente apto para o dia a dia. E agora pela primeira vez podemos vê-lo em ação no circuito de Hethel onde mostrou todas as possibilidades que serão oferecidas pelos seus cinco modos de condução.

Foi Gavan Kershaw, diretor da Lotus, quem esteve no comando do novo modelo da marca britânica para explicar o que pretendiam conseguir com este modelo: um hypercar que pudesse ser utilizado como um carro para o dia a dia. Para isso o desempenho do Evija foi regulado em até cinco modos diferentes:

Range: Pensado para oferecer a máxima eficiência possível. Para isso a potência e torque disponíveis são limitados a 1.000 cv e 800 Nm, enquanto que o sistema de tração passa de forma inteligente das quatro rodas para as duas traseiras, desta forma o sistema de administração de energia inteligente permite garantir a máxima autonomia da bateria.

City: Em relação ao modo anterior proporciona um maior controle da potência e reduz o nível de frenagem regenerativa para ambientes urbanos.

Tour: Aqui a tração já passa a ser integral, enquanto que a potência cresce até os 1.400 cv, sendo acompanhada da vetorização de torque.

Sport: As cifras crescem até os 1.700 cv e ??1.700 Nm, vinculados aos sistemas de controle de estabilidade para melhorar a tração.

Track: O mais extremo de todos, onde o powertrain elétrico libera toda sua potência de 2.000 cv, acompanhado do nível de vetorização de torque mais alto e do sistema DRS disponível. A configuração do chassi também se adapta a este nível máximo.

O vídeo também mostra a ótima localização das baterias para obter a melhor distribuição de peso possível. Detalhes que, segundo Kershaw, conseguem dar como resultado um carro ágil e que conta com uma condução marca da casa.

Além disso, nos últimos meses a Lotus também deu mais detalhes sobre o seu sistema elétrico, que poderá ser aproveitado além da própria utilização no veículo. Segundo confirma a própria marca, foi fechado um acordo com a empresa British Gas como fornecedora de energia, já que a Lotus considera o Evija como uma ‘extensão do lar’, sendo capaz de armazenar eletricidade, minimizar emissões e gerar novas receitas, por exemplo, fornecendo energia elétrica ao mercado energético.

Conhecido em sua primeira fase como Lotus Type 130 e já batizado como Lotus Evija (um nome que significa algo como ‘o precursor’), este novo modelo significa o compromisso da Lotus para conviver com os mais exclusivos fabricantes no mundo dos esportivos elétricos de alto desempenho. O Evija não é apenas o primeiro modelo da Lotus completamente novo desde 2008, é também o primeiro hypercar britânico completamente elétrico. O CEO da Lotus, Phil Popham, assegura que é “o Lotus mais dinâmico” e que servirá como um “ponto de inflexão” para a marca.

A verdade é que demonstra isso com seu aspecto estilizado e afilado, com um claro protagonismo para a aerodinâmica. Por exemplo, conta com uma traseira especialmente marcante que atua como um enorme difusor, com dois enormes túneis que deixam passar uma enorme quantidade de fluxo de ar gerando um efeito Venturi. Além disso, revela uma aerodinâmica ativa protagonizada por um DRS ao estilo da F1 no aerofólio traseiro, e os retrovisores foram substituídos por uma solução similar à do McLaren Speedtail. Tudo isso demonstra que todo esse compromisso é sério.

Junto a isso tudo, o Lotus Evija conta com o bom trabalho da marca britânica na hora de construir chassis leves. De fato, pesa somente 1.680 kg, bastante interessante para um modelo elétrico, graças ao fato de contar com o primeiro chassi monocasco de fibra de carbono de uma só peça na marca britânica.

Esse modelo não só será ágil e aerodinâmico, como já estamos bem habituados com a marca britânica, como também extremamente potente. Exatamente com 2.000 cv e 1.700 Nm de torque máximo procedentes de um powertrain elétrico elaborado pela Williams Advance Engenieering, composto por quatro motores elétricos que tornam possível uma tração nas quatro rodas totalmente inteligente, com a qual se pode administrar a entrega de potência a cada roda em função das necessidades.

Estas cifras já o tornam o modelo de produção mais potente do mundo, e com tudo isso o Evija é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h abaixo dos 3 segundos, e o que é ainda mais impressionante, atinge os 300 km/h em somente 9 segundos, além de contar com uma velocidade máxima que superará os 320 km/h.

A contribuição da Williams, com quem firmaram uma colaboração para pesquisar e desenvolver conjuntamente tecnologias avançadas de propulsão, servirá para aproveitar toda a sua experiência na Formula E como fornecedor de baterias, o que permitiu contar com um pacote avançado, compacto e leve. Um pack que contará com uma capacidade de 70 kWh, com o qual será garantida uma autonomia de 400 km (WLTP).

Além disso, para assegurar um comportamento de verdadeiro esportivo, esta bateria será colocada justamente atrás da cabine e será visível junto à suspensão traseira através de uma cobertura transparente ao estilo dos superesportivos tradicionais de motor central. Nesta zona da parte traseira se encontra a tomada de carga, que com a tecnologia da Williams permitirá que o Evija aceite potências de carga de 800 kW, embora com a tecnologia disponível atualmente de 350 kW a bateria possa ser totalmente carregada em somente 18 minutos (80% em 12 minutos).

O interior será repleto de tecnologia, fibra de carbono e um enorme nível de personalização. Segundo a marca, haverá mais espaço para os ombros que em um Ford GT ou um Aston Martin Valkyrie, ao contar com bancos móveis em vez dos pedais serem ajustados. A Lotus trata de conseguir neste carro um equilíbrio entre desempenho e luxo. “Não queremos que as pessoas pensem que é um monstro somente para ‘track days’, será muito mais prático que isso. Mas também não queremos fazer um Bugatti, tem que ser um Lotus”.

A produção terá início neste mesmo ano de 2020 e todas as unidades iniciais já estão esgotadas. Cada cliente receberá da Lotus um presente único para refletir a natureza exclusiva e técnica do Evija. Trata-se de um detalhado livro sobre o processo de fabricação do carro, cheio de impressionantes imagens. Lembrando que terá na personalização uma de suas características. Será entregue junto com uma chave também específica.

Os clientes também contarão com um configurador muito avançado que permite contemplar imagens do carro e personalizá-lo segundo suas preferências a partir do zero e visualizá-lo a partir de todos os ângulos, tanto por dentro como por fora.

De acordo com a Lotus, graças a uma técnica avançada de imagem conhecida como traçado de raios, o Evija pode ser colocado em diversos ambientes de todo o mundo para ver como os níveis específicos de luz solar afetarão as diferentes opções escolhidas pelo futuro proprietário. Como presente final destaca-se um filme de 360 graus totalmente personalizado e exclusivo para cada cliente.

Por exemplo, várias das imagens mostram o carro dentro dos estúdios da Lotus Design em Hethel, no Reino Unido, a sede global da marca desde 1966. O tom vermelho escolhido recebe a denominação ‘Atomic Red with Carbon Black’. No vídeo também se aprecia o acabamento ‘Solaris Yellow with Carbon Black’.

O Lotus Evija será construído nas mencionadas instalações centrais em uma série limitada a somente 130 unidades que começará a ser entregue, em princípio, antes do final de 2020. E terá um preço à altura, pois cada exemplar custará 1.7 milhões de libras esterlinas sem impostos, o que ao câmbio de hoje significa um total por volta de 12 milhões de reais.

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • WhatsApp
  • E-mail

Galeria de imagens

Ir para a página inicial
  • Notícias
  • Fabricantes
  • Carros
  • Contato
  • Sobre
  • Termos de uso

Temos mais de 800 mil fotos de carros em alta resolução. Encontre as imagens de carros de todas as marcas do mundo e ainda receba notícias sobre carros.

“PLANETCARSZ” foi criado para aqueles que são apaixonados ou simplesmente gostam de automóveis. Você poderá encontrar em nosso site, imagens de carros de todos os tipos, desde os mais antigos até os últimos lançamentos do mercado mundial. Você poderá navegar pelos fabricantes, onde os modelos aparecem classificados por marca e ano de fabricação. Você pode usar também o nosso mecanismo de busca para encontrar um modelo mais específico. São perto de 800.000 imagens de carros em alta definição e com novas fotos sendo incluídas diariamente. Visite-nos sempre para verificar as mais recentes inclusões em nossa galeria e também conhecer marcas e modelos de veículos que com certeza, você nunca tinha ouvido falar, além de poder acompanhar notícias do setor automotivo. Recomende nosso site aos seus amigos que são apaixonados ou apenas apreciam a maior invenção de todos os tempos que é o automóvel.

© PlanetCarsZ | O maior acervo de notícias e imagens de carros. Todos os direitos reservados.

Compartilhe por e-mail

1. Preencha seus dados abaixo para compartilhar este conteúdo:

Digite o e-mail do seu amigo e pressione enter