LOTUS TYPE 131: O NOVO ESPORTIVO QUE ACOMPANHARÁ O EXIGE E O EVORA EM 2021

A linha Lotus dará as boas-vindas em 2021 a um novo integrante. Um modelo totalmente novo que passará a engrossar as filas da marca britânica. E não será o esperado crossover, que será um modelo fundamental para o futuro mais imediato da empresa e que lhe permitirá enfrentar os desafios de expansão que se propôs. Nesta ocasião falamos de um veículo muito mais passional.
O fabricante britânico está imerso no desenvolvimento do Lotus Type 131, nome como se conhece internamente um novo esportivo. Um lançamento que, embora não seja destinado o público de massas, significará um importante acontecimento para a empresa, já que será o primeiro modelo completamente novo da Lotus em 12 anos. Isso mesmo, já se passou mais de uma década.
Um aspecto a ser levado muito em conta é que o Type 131 não substituirá nenhum dos modelos atuais da Lotus. E mais, na linha estará posicionado a meio caminho entre o Exige e o Evora. E embora se trate de um veículo de desenvolvimento totalmente novo, se manterá fiel à filosofia da empresa. Uma filosofia que busca oferecer simplicidade aliada a sensações de esportividade muito elevadas graças a uma imbatível relação entre peso e potência.
Embora não haja muita informação sobre o Lotus Type 131, uma das chaves deste modelo é que será sustentado por uma plataforma nova e muito leve. E ao contrário do que assinalavam os primeiros informes, não será um veículo eletrificado. O novo Type 131 será propulsionado por um motor a combustão interna tradicional. O objetivo é economizar o máximo peso possível.
Por enquanto não está confirmado, mas foi deixada aberta a porta para que as mecânicas sejam fornecidas pela Geely, empresa proprietária da Lotus. Phil Popham, CEO da Lotus, comentou em 2019 o seguinte sobre a possibilidade de utilizar motores de origem Geely: “Nossos motores nesse momento são de origem Toyota, mas teremos acesso às mecânicas que existem atualmente no grupo e às que estão em desenvolvimento. Mas não estamos restritos a isso. Temos a liberdade de colaborar e abastecer-nos com outros fabricantes”.
Estamos diante de uma decisão muito significativa que, sem dúvidas, afetará o futuro deste novo modelo. Além disso, desta maneira, a Lotus concentrará todos os olhares no Lotus Evija como o expoente máximo da eletrificação que podemos encontrar na linha da marca britânica.