LUCA DE MEO DEIXA A PRESIDÊNCIA DA SEAT
Agora é oficial. Os rumores que estavam circulando pelas redes sociais foram confirmados. Luca de Meo, decidiu deixar, a seu pedido e de mútuo acordo com o Grupo Volkswagen, a presidência da SEAT. O até agora responsável máximo da empresa espanhola optou por deixar seu cargo para iniciar novos projetos. De Meo foi uma peça fundamental na evolução da SEAT na última década.
Por enquanto Carsten Isensse, VP de Finanças da SEAT, acumulará as funções da presidência da SEAT. Estas mudanças já se tornaram efetivas e em breve a empresa anunciará quem será o substituto definitivo de Luca de Meo à frente do fabricante de Martorell. Este anúncio chega pouco depois de terem surgido certos rumores que apontavam a saída de Luca de Meo para tomar o comando do Grupo Renault.
É inegável que a liderança de De Meo na SEAT ficou marcada por várias questões. Em primeiro lugar, soube dar a volta na situação econômica para alcançar a tão ansiada rentabilidade e, sobretudo, melhorar os números de vendas nos principais mercados onde a marca está presente. Além disso, e igualmente importante, marcou o início da transição da SEAT para a mobilidade elétrica.
A SEAT introduziu sob o comando de Luca o seu primeiro carro elétrico (SEAT Mii Electric) e o seu primeiro carro híbrido plug-in (SEAT Tarraco PHEV). Além disso, também produziu o nascimento da CUPRA como marca ‘independente’ da SEAT. Em suma, fatos que marcarão o futuro da empresa durante os próximos anos.
Hoje em dia, a Espanha continua sendo um dos principais mercados para a SEAT. O fator ‘país natal’ é fundamental nos emplacamentos da marca do Grupo Volkswagen. Basta dar uma olhada em seus números de vendas do ano passado para termos uma clara ideia de qual é a sua situação no mercado espanhol. Em 2019 foram comercializados um total de 110.857 carros da SEAT, o que se traduz em um crescimento de 3.5% em relação ao exercício anterior.
O SEAT León foi o modelo mais popular da marca espanhola. Além disso, com 35.849 unidades emplacadas se tornou o carro mais vendido na Espanha em 2019. E a uma distância um tanto considerável surge o SEAT Ibiza e o SEAT Arona em segundo e terceiro lugares respectivamente.