MAIS UM ÔNIBUS URBANO ELÉTRICO CHEGANDO AO MERCADO
O trânsito das grandes cidades é um problema ambiental a ser resolvido pelas prefeituras dessas cidades. Nesses problemas devemos incluir os ônibus urbanos, embora seja necessário mencionar que nos últimos anos muitos deles deixaram de utilizar o motor diesel, passando a ser impulsionados por gás natural ou sistemas híbridos. Além disso, muitas das políticas ambientais são focadas e incentivam a utilização do transporte público.
Para melhorar o transporte público, mais especificamente os ônibus urbanos, a startup americana Proterra lançou o projeto Catalyst E2 Series. A empresa, localizada em Silicon Valley (Estados Unidos), concentrou-se em melhorar o serviço público de transporte com uma alternativa elétrica real e viável em longo prazo. Para isso desenvolveram o protótipo que aparece nas imagens.
Eles criaram um ônibus urbano completamente elétrico. Esse meio de transporte é destinado a servir as grandes cidades do mundo. Para isso conta com uma bateria de 660 kWh de potência, alcançando uma autonomia de 563 quilômetros entre as recargas. Essa bateria está alojada na parte baixa do chassi do ônibus e tem um tamanho similar à de um colchão de uso doméstico. Com essas características, o ônibus mede 12,2 metros de comprimento e seu peso está perto das 12 toneladas, tendo sido utilizada a fibra de carbono em sua carroceria.
Para otimizar a duração de sua bateria, o ônibus conta com um sistema de frenagem regenerativa. Dessa forma poderá aproveitar até 92% da energia cinética do ônibus. Se levarmos em conta a autonomia e esse sistema de regeneração de energia, será possível completar uma jornada de trabalho com uma só carga da bateria. Além disso, para otimizar a utilização do ônibus, a bateria poderá ser recarregada completamente no máximo em cinco horas, isso podendo ser feito na garagem durante a noite.
A intenção da Proterra é que seu ônibus esteja circulando pelas ruas de Los Angeles durante o próximo ano e sua faixa de preços partirá de 800.000 dólares.