MASERATI ATUALIZA O GRANCABRIO E APRESENTA A VERSÃO TROFEO
A marca do tridente finalmente revelou o Maserati GranCabrio, que nos próximos meses se converterá no primeiro conversível na história da marca a adotar um powertrain elétrico. Do ponto de vista estético, o design do Maserati GranCabrio representa um equilíbrio ideal entre beleza e funcionalidade, sem ostentação. Nas imagens aparece a versão Trofeo.
Com linhas inegavelmente únicas e imediatamente reconhecíveis, mantém as proporções clássicas dos carros da marca italiana. Exibe um capô alongado e a carroceria central atravessada pelos quatro para-lamas. O que muda é a plataforma traseira para acomodar o teto retrátil. Recorre a uma capota de lona para reduzir o peso, que aumenta em 100 kg.
A capota pode ser controlada através da tela de infotainment ou mediante simples gestos. Ela se dobra em 14 segundos em velocidades de até 50 km/h e oferece, segundo a Maserati, “um notável conforto térmico e acústico”. Está disponível em cinco cores (preto, azul marinho, cinza titânio, cinza e marrom). Cabe destacar que o Trofeo conta com elementos distintivos mais esportivos e detalhes em fibra de carbono.
No interior 2 plus 2 surge uma instrumentação digital de 12.2 polegadas, um sistema de infotainment de 12.3 polegadas e outra tela táctil de 8.8 polegadas para os controles do climatizador. O HUD é opcional, mas de série há um sistema de áudio Sonus Faber com 13 alto-falantes e um aquecedor de pescoço. O corta ventos é opcional.
As mecânicas do Maserati GranCabrio 2024
Desenvolvido no Laboratório de Inovação da Maserati e produzido no centro de fabricação de Mirafiori em Turin, o GranCabrio é 100% fabricado na Itália. É oferecido a combustão com o revolucionário motor V6 Nettuno e estará disponível em duas versões.
A primeira é o Módena, com o V6 Nettuno Twin Turbo de 3.0 litros e 490 cv. Um degrau acima se situa a versão Trofeo de alto desempenho, que é a que foi anunciada por enquanto. Nela, o V6 Nettuno alcança uma potência máxima de 550 cv e 650 Nm de torque máximo. Alternativamente, o GranCabrio Folgore adotará um sistema de propulsão baseado em baterias. O sistema Folgore é baseado na tecnologia de 800 volts, como já vimos no Coupé.
Foi desenvolvido com soluções técnicas de vanguarda derivadas da Fórmula E. Oferece um desempenho excelente, possível graças a três potentes motores de ímãs permanentes de 300 kW. A bateria terá uma capacidade nominal de 92.5 kWh - 83 kWh utilizáveis - e uma capacidade de descarga de 560 kW. Graças a isso transmitirá de forma contínua 760 cv às quatro rodas.
O formato do pacote de baterias, conhecido como ‘T-bone’, faz parte do enfoque de ‘zero compromisso’ da Maserati e evita colocar os módulos de bateria debaixo dos bancos. Principalmente, os move em torno do túnel central. O Folgore utilizará três motores elétricos de 300 kW, um na parte dianteira e dois na parte traseira.
Entregará 760 cv (560 kW) e 1.350 Nm de torque. Apesar a ter um peso um pouco superior em relação ao coupé, poderá acelerar de 0 a 100 km/h em menos de 3 segundos e superar os 300 km/h.