MASERATI GRECALE: O IRMÃO MENOR DO LEVANTE RODA EM TESTES

No final de 2020, houve uma grande apresentação que marcou o começo de uma nova era dentro da Maserati, pois não só serviu para apresentar o esperado MC20, um supercarro com motor V6 que dentro de um tempo receberá uma versão elétrica (na verdade, a eletrificação terá um papel fundamental no futuro da marca italiana), como também serviu para adiantar outra novidade muito interessante e esperada que terá a missão de melhorar as vendas da empresa: um SUV de tamanho compacto chamado Grecale.
Falamos de um veículo que naquela época já havia antecipado seu perfil, para mais tarde mostrar-se em uma série de imagens enquanto rodava pelas imediações da planta da Maserati na Viale Ciro Menotti, em Modena. No entanto, apenas agora os fotógrafos de plantão tiveram a oportunidade de flagrar em plena via pública aquele que aspira ser um dos modelos mais importantes da marca italiana, e com a correspondente camuflagem que já vimos durante a visita de Carlos Tavares à fábrica da empresa (aqui).
A própria marca do tridente confirmou a ampliação de sua família SUV com um irmão menor para o Levante. Lembrando que a Maserati entrou nessa moda em 2016, com um produto que melhorou ligeiramente suas vendas junto com o Ghibli. Esta mesma estratégia voltará a repetir-se a partir do próximo ano com o Grecale, um crossover de dimensões mais reduzidas que as do Levante cuja arquitetura será, exceto por surpresa de última hora, a plataforma Giorgio do Alfa Romeo Stelvio.
O nome escolhido pela Maserati foi tomado emprestado dos fortes ventos do nordeste do mar Mediterrâneo. O fato de que o Grecale se situe abaixo do Levante significa que alguém dentro da marca pensou que a melhor forma de aumentar os lucros será com um SUV mais acessível que não perca a essência da marca e cujas linhas se antecipam com as imagens que fazemos referência. Nelas se intui uma parte frontal afilada, faróis arredondados e uma linha de teto descendente atrás dos pilares B que culmina com um spoiler. As lanternas traseiras se estendem na horizontal e não poderiam faltar as quatro saídas de escape.
É claro que a Maserati não para com o lançamento do MC20 e a chegada do Grecale, já que a nova geração dos GranTurismo e GranCabrio está a caminho, com importantes surpresas, pois ambos serão oferecidos com powertrains elétricos. A estratégia de eletrificação da marca já começou e a primeira manifestação foi o Ghibli Hybrid apresentado no ano passado, assim como o Levante Hybrid mostrado neste ano de 2021. Por isso, não é de estranhar que o novo SUV também inclua alguma versão eletrificada.
Junto a esta hipotética versão estarão presentes também outras convencionais baseadas em motores turbo alimentados a gasolina. Em um escalão de acesso poderá situar-se uma mecânica de 4 cilindros com cerca de 250 cv de potência, enquanto que o topo de linha chegará através do motor V6 Nettuno do MC20. Graças aos seus 3.0 litros de deslocamento, a Maserati poderá extrair cerca de 500 cv para assim enfrentar rivais como os BMW X3 M, Porsche Macan Turbo e Mercedes-AMG GLC 63.
A produção do Maserati Grecale acontecerá na planta de Cassino, na Itália, onde também são fabricados os Alfa Romeo Stelvio e Giulia. Sua apresentação acontecerá, de acordo com a marca, antes do final deste ano de 2021, e até então continuará com um intenso programa de testes que já está próximo de chegar ao seu final.