MASERATI GT2 STRADALE: DESEMPENHO DAS PISTAS AGORA PARA A ESTRADA
Quando a Maserati começou a trabalhar no projeto MC20, o carro que marcou o início de uma nova era para a Casa do Tridente, já havia decidido retornar às corridas. Após o lançamento do MC20, chegou o Maserati GT2, que levou o fabricante de Modena de volta à vitória nas corridas no Campeonato Europeu Fanatec GT2 de 2023. Agora, deixar tanto poder e beleza apenas na pista seria um desperdício. Assim, surge o Maserati GT2 Stradale, outro legítimo filho do MC20 - irmão do GT2, aprovado para ser conduzido nas pistas - o estado da arte do desempenho da Maserati.
Desde o início do desenvolvimento técnico do MC20, uma evolução para as corridas foi prevista para o carro que fazia parte do projeto, que então ganhou vida em sua expressão natural - o GT2 e seu equivalente de estrada, o GT2 Stradale, ambos desenvolvidos em paralelo pela mesma equipe que compartilha know-how tecnológico e certos componentes específicos.
O Maserati GT2 Stradale surge, assim, da oportunidade de oferecer um tipo de produto mais voltado para o desempenho, com crescente popularidade entre os clientes de superesportivos. Além disso, a rica história de sucesso do fabricante italiano nas corridas contribuiu significativamente para fortalecer a imagem e autenticidade da marca no setor de carros de alta performance.
O GT2 Stradale é um carro com raízes na pista e aprovado para uso na estrada, com a capacidade de combinar o desempenho extremo e refinado do mundo das corridas com a opção de ser dirigido na estrada. Um carro de pista legalizado para uso na estrada que combina o melhor do MC20 e do GT2: velocidade máxima de 324 km/h - superando o tempo de pista anterior estabelecido pelo MC20 no circuito ‘Misto Alfa’ em Balocco em mais de 5 segundos; potência máxima elevada para 640 cv - 10 cv a mais do que o MC20; aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 2.8 segundos, tornando-o o veículo mais ágil de tração traseira (RWD) em sua categoria.
O GT2 Stradale combina um desempenho extraordinário na pista possibilitado por uma manipulação sem precedentes, sendo a principal contribuição o grande trabalho feito pelos engenheiros para aumentar a força aerodinâmica - agora perfeitamente equilibrada em 500 kg, com a tarefa refinada de reduzir o peso (em 60 kg em comparação ao MC20 em sua configuração padrão). Além do desempenho, o carro também é adequado para qualquer tipo de estrada, graças ao levantamento dianteiro (uma opção sob demanda em vários mercados que eleva o carro em 35 mm com um ângulo de 3°), tornando possível viajar até pelas rotas mais acidentadas. O porta-malas de 100 litros também o torna adequado para o uso diário.
Como visto no MC20, as portas borboleta facilitam a entrada do motorista e do passageiro. Impressionantes, mas também práticas.
O GT2 Stradale é definitivamente um modelo de alta tecnologia que pode proporcionar um desempenho extremo na pista, mas também é um carro acolhedor que pode ser usado no dia a dia, graças ao nível de conforto e especificações como o ADAS. Portanto, pode até mesmo ser dirigido na cidade, com assistências como câmeras e sensores de estacionamento, agora essenciais para uma certa categoria de carros.
A Maserati tem uma longa e gloriosa história esportiva, iniciada pelo Maserati Tipo 26 - o primeiro a ostentar o Tridente em uma corrida - quando conquistou o primeiro lugar em sua categoria na Targa Florio de 1926. Desde então, praticamente nunca parou, com vitórias na Fórmula 1 e em corridas de resistência, acumulando vitórias, títulos mundiais e recordes mundiais um após o outro. A Maserati é uma marca nascida para as corridas e agora, depois de dominar os maiores capítulos do automobilismo com o agora lendário MC12, está de volta à pista com o GT2. Ainda assim, a Maserati também se tornou um símbolo de luxo nas estradas ao redor do mundo. O GT2 Stradale pretende se tornar o elo entre esses dois mundos, trazendo emoções e desempenho únicos, sem sacrificar o conforto necessário para enfrentar uma jornada desafiadora.
O GT2 Stradale já tinha um excelente ponto de partida, mas a equipe da Maserati conseguiu elevar ainda mais seu desempenho, aumentando a potência e reduzindo significativamente o peso, para enfatizar suas qualidades dinâmicas que se traduzem em maior prazer e facilidade ao dirigir.
Exterior
O Maserati GT2 Stradale é baseado no mesmo chassi ultraleve de fibra de carbono do carro de pista GT2, já compartilhado com os modelos de estrada Maserati MC20 coupé e MC20 Cielo, para garantir máxima leveza, rigidez torcional sem compromissos e manuseio extraordinário nas estradas mais desafiadoras e na pista.
Cada solução identificada para transformar o GT2 em um carro de estrada responde a uma necessidade. Nada é incluído apenas como um aprimoramento estético. Tudo está lá por um motivo específico, para melhorar a aerodinâmica e, portanto, o desempenho do carro.
Mais uma vez, o Maserati GT2 Stradale foi criado no Maserati Centro Stile. O trabalho dos especialistas do Centro Stile concentrou-se na atenção ao design de todas as áreas do carro, onde foram feitas alterações para a homologação do GT2, mantendo um nível extraordinário de desempenho sem negligenciar o espírito esportivo que foi trazido com sucesso para a estrada pelo Maserati MC20.
A frente apresenta um novo design, mantendo a arquitetura típica da Maserati e se adaptando às necessidades de resfriamento e aerodinâmica; as formas são funcionais para a dinâmica do veículo. A ‘boca’ frontal (conhecida no desenvolvimento como o ‘nariz de tubarão’) foi ampliada, garantindo maior fluxo de ar e introduzindo um conceito estético que será visto novamente em futuros modelos da Maserati.
Os designers da Maserati trabalharam na remodelação da frente para manter a assertividade do GT2, bem como o espírito esportivo e a funcionalidade, com entradas para trazer ar fresco para fins de resfriamento.
O capô dianteiro também foi desenvolvido e previamente introduzido na versão de corrida (GT2); o GT2 Stradale adota-o em sua totalidade, com adaptações para as exigências aerodinâmicas específicas de balanceamento de carga e para expulsar ar quente.
O número três e o Tridente revisitado são novamente uma constante no estilo do Maserati GT2: há três aberturas de ar no capô, outras três nos arcos das rodas dianteiras, três mais perto da janela traseira, e rodas de nove raios, formando um Tridente em trios.
A área ao redor do para-lama dianteiro foi reformulada com a introdução de saídas de ar na parte superior dos para-lamas (do GT2), para liberar ar quente, resfriar os freios e reduzir a pressão dentro dos arcos das rodas.
As entradas de ar nos para-lamas traseiros, por outro lado, foram completamente redesenhadas e ampliadas, produzindo uma nova cúpula de fibra de carbono para melhorar o fluxo de ar frio (16% a mais), para alimentar o motor e resfriar os radiadores.
O spoiler de fibra de carbono foi revisado em comparação com o design do MC20, aumentando sua área de superfície, e a asa com design de bumerangue e placas finais integradas foi adicionada. A nova asa traseira, inspirada no GT2, está conectada ao carro com suportes em forma de postes estruturais de alumínio sólido. O sistema de fixação oferece três ajustes diferentes com o mesmo número de níveis de força aerodinâmica descendente. Para suportar a carga, a área do capô foi reforçada.
Na traseira, o grande extrator se destaca, completamente redesenhado para facilitar a extração de ar da parte inferior do carro, para gerar força descendente, além de tornar o carro mais assertivo. O design exclusivo da área inferior foi criado com base em informações da aerodinâmica, para maximizar o desempenho; revisões também foram feitas a partir da versão de corrida.
Visto de trás, o GT2 Stradale tem ainda mais agressividade com as grandes rodas traseiras sendo deixadas visíveis, como uma interrupção na carroceria.
Desempenho aerodinâmico excepcional
A força aerodinâmica é um dos pilares do desenvolvimento do Maserati GT2 Stradale, na busca por melhor manuseio. O prazer de dirigir é alcançado com um aumento no desempenho lateral nas curvas, melhorando a força aerodinâmica vertical (Cz) sem comprometer muito a eficiência longitudinal (Cx).
O GT2 Stradale pode gerar 500 kg de força aerodinâmica a 280 km/h com a configuração de alta resistência da asa traseira (130 kg na frente e 370 kg na traseira), em comparação com os 145 kg do MC20 a 280 km/h (35 kg na frente e 110 kg na traseira).
Também foram realizados trabalhos no equilíbrio geral, graças ao efeito aerodinâmico específico do capô dianteiro, baseado no carro de corrida GT2. O resultado é um carro com desempenho ainda mais elevado, capacidades dinâmicas aumentadas e maior agilidade e facilidade em condições de condução esportiva.
O aumento da força aerodinâmica tem muito pouco efeito na velocidade máxima em comparação com a média entre seus concorrentes, graças ao extenso trabalho de engenharia realizado na eficiência/desempenho aerodinâmico.
A asa traseira, revisitada com a introdução do design em bumerangue e maximizada em sua área de carga, sem comprometer sua eficiência longitudinal (Cx), sai da fábrica em uma configuração neutra, mas pode ser ajustada para aumentar ou diminuir a carga, uma operação manual.
Muitas das especificações são diretamente derivadas da versão de corrida do GT2, especialmente os componentes técnicos que afetam o desempenho aerodinâmico: na frente, o novo design do para-choque de fibra de carbono com um grande divisor aumenta a força descendente, enquanto as entradas de ar dedicadas melhoram o resfriamento dos freios.
Também derivado diretamente do GT2, o capô de fibra de carbono com abas estéticas em fibra de carbono. Ele permite que o ar do radiador central seja descarregado sobre o capô dianteiro, aumentando a força aerodinâmica neste ponto e equilibrando sua geração pela asa traseira: todas ações específicas tomadas para aumentar a dirigibilidade do GT2 Stradale, mesmo em condições extremas.
As rodas forjadas de 20 polegadas com porca única, de design de corrida, cujo tamanho é baseado nas cargas do carro, também são tiradas do GT2, proporcionando uma redução de aproximadamente 19 kg em comparação com a versão básica dos modelos atuais. Os dutos laterais de ar superdimensionados foram estendidos para trazer mais ar fresco ao motor e radiadores laterais; o novo difusor traseiro com geometria extrema aumenta o fluxo de ar na parte inferior e, portanto, a carga.
Além disso, em termos de percepção estética, foi realizado um grande trabalho para tornar o carro muito mais extremo: pela primeira vez em um Maserati, foi introduzido um acabamento em fibra de carbono fosco, como um tratamento ainda mais ‘técnico’ que o aproxima ainda mais de seu irmão de corrida.
Vários recursos para o interior e exterior do GT2 Stradale estão disponíveis em fibra de carbono estética.
Interior inclui:
- Soleiras das portas (opcional)
- Pás do volante (opcional)
- Cobertura do painel de instrumentos (opcional)
- Nova lâmina do túnel central (parte superior)
- Novo suporte da lâmina do túnel central (aranha) (opcional)
- Banco monocasco
- Monocasco de fibra de carbono exposta no piso
- Inserções no volante
Recursos exteriores:
- Para-choque dianteiro (opcional)
- Difusor traseiro (opcional)
- Saias laterais (opcional)
- Flaps aerodinâmicos de corrida no capô
- Capô de corrida (opcional)
- Teto (opcional)
- Entradas de ar nos para-lamas traseiros (opcional)
- Saídas de ar nos para-lamas dianteiros (opcional)
- Asa traseira ajustável
- Spoiler traseiro
Cores
O Maserati GT2 Stradale também possui um espírito estético dual, com a parte superior na cor da carroceria e uma seção técnica inferior em fibra de carbono pintada de preto fosco. A fibra de carbono pintada também está presente no teto, capô e grande spoiler traseiro. Todos esses componentes também estão disponíveis em fibra de carbono exposta como opcional.
O GT2 Stradale também transmite seu espírito esportivo em suas cores e materiais. Quatro cores estão disponíveis, referindo-se a quatro mundos frequentemente explorados pela Maserati: o essencial, o patrimônio, o contemporâneo e o baseado em localização.
- Nero Essenza - uma cor brilhante ágil, perfeita para um carro assertivo
- Blu Infinito - uma cor icônica que não pode faltar em um Maserati
- Gloss Giallo Genio - com uma mica azul que lembra as cores de Modena
- Matte Bianco Audace - um branco puro com uma mica azul
As cores das pinças disponíveis para o GT2 Stradale são preto, vermelho, prata, amarelo e azul oxidado. As rodas têm acabamento em preto fosco.
Digital Aurora Matte - uma nova adição à paleta Fuoriserie - foi escolhida como a cor de lançamento do carro, como um azul com tons de vermelho e uma mica magenta. Uma cor técnica, mas ao mesmo tempo, moderna. Uma cor que nunca passará despercebida.
As personalizações disponíveis como parte do programa de customização Maserati Fuoriserie também incluem cores adicionais:
- Grigio Lamiera Matte - uma cor fosca que lembra a chapa metálica vista nos primeiros carros de corrida, revisitada com um toque moderno
- Digital Mint Matte - uma cor azul-esverdeada, com uma mica vermelha muito leve que lembra o lendário MC12 GT1 Vitaphone, mas ao mesmo tempo fala de modernidade
- Nero Cometa Textured - com uma textura áspera. Uma cor de alta tecnologia com reflexos vermelhos ou verdes dependendo da perspectiva
- Powder Nude Textured - novamente com uma textura áspera, como uma referência à área local. Uma cor essencial que reproduz um dourado terroso muito rico
- Blu Corse - um azul brilhante com uma mica ciano mais escura do que o Blu Infinito. Lembra os tons de corrida do GT2
- Azzurro Astro Matte - um azul claro com uma área em um tom de cinza, com um visual contemporâneo
- Military Teal Matte - um verde militar que combina um verde técnico com o visual refinado característico da marca
O tridente azul na grade
Uma versão cromada também está disponível como opção Fuoriserie, assim como outra baseada na bandeira italiana ao lado da pintura - é claramente visível no centro da parte frontal, com a porca única em azul anodizado. Por outro lado, o nome GT2 Stradale pode ser visto em letras azuis em um emblema preto nas portas. No pilar C, um Tridente em preto brilhante, no mesmo tom escolhido para as letras Maserati na parte traseira. Os emblemas do carro são em preto brilhante. A fibra de carbono exposta está disponível como opcional (‘visual carbono’) para o capô, teto, entradas de ar, divisor frontal, difusor traseiro e saias laterais. A asa também é em fibra de carbono exposta, com as carcaças dos espelhos em preto fosco.
Interior
O GT2 Stradale é o carro que serve como ponto de encontro entre o Maserati MC20 - um superesportivo com um estilo inconfundível - e o Maserati GT2, o carro de corrida que compete no Campeonato Europeu Fanatec GT2 Series.
Design funcional
O aspecto de corrida do interior é evidente à primeira vista. A cabine foi reformulada para reduzir o peso e aumentar ainda mais o desempenho do carro. Essa busca pela leveza também traz consigo a valorização dos componentes estruturais, incluindo o monocasco de fibra de carbono. As formas puras do carro, realçadas por materiais de prestígio, coexistem com detalhes técnicos contrastantes.
Orientado para o condutor
No GT2 Stradale, o condutor é mais do que nunca o centro das atenções: todos os controles são projetados funcionalmente, para fácil acesso, melhorando o desempenho na condução.
Pronto para correr
Dentro da cabine, o ambiente escuro com acabamentos foscos e estofados em Alcantara foi especialmente projetado para minimizar reflexos e distrações durante a condução.
O túnel central foi redesenhado para torná-lo mais leve. No console central, conhecido como ‘spider trim’, o botão de configurações do volante foi ergonomicamente reposicionado, aproximando-o do condutor. O spider é feito de fibra de carbono, pintado em preto de série (ou em fibra de carbono exposta como opcional), com uma seção em visual carbono; a parte superior em fibra de carbono exposta está em um amarelo claramente derivado das corridas, dado que durante a noite em corridas de resistência, o condutor deve sempre ser capaz de encontrar os controles de que precisa o mais rápido possível. Apenas os botões e interruptores absolutamente necessários estão presentes: o seletor de modo de condução e os dois botões para trocar de marcha ou engatar a marcha ré. Tudo é projetado para não distrair da experiência de condução e segue a filosofia minimalista, mas ao mesmo tempo, muito detalhada, que inspirou a Casa do Tridente a criar o MC20.
Na parte inferior do túnel central estão os controles para os vidros elétricos e o volume do sistema de infotainment. O carregador sem fio também está sempre disponível e, de fato, foi ampliado para se adequar aos smartphones mais recentes.
Como no GT2, todo o interior é estofado em Alcantara antirreflexo com costura azul contrastante, enquanto os elementos de fibra de carbono foram deixados expostos, algo único em sua categoria, muito apreciado pelos clientes que expressamente pediram para poder admirar o material no volante de seus carros.
As maçanetas das portas apresentam a inscrição amarela ‘pull’, enfatizando ainda mais a sensação de estar no cockpit de um carro de corrida.
Novos bancos
O destaque no interior definitivamente são os novos bancos de dupla concha em fibra de carbono com extremidades em espuma estofadas em Alcantara Blu Elettrico, especialmente projetados pela Sabelt. Eles garantem que a posição de dirigir possa ser ainda mais baixa, para acentuar o caráter de corrida do carro. Estão disponíveis em dois tamanhos para o motorista: grande (de série) e pequeno (opcional, envolvendo o motorista em maior grau na parte inferior do banco), com fixações de cinto de três ou quatro pontos (opcionais). Ambos os bancos são ajustáveis manualmente na direção longitudinal. A altura do banco do motorista também é ajustável eletronicamente, para uma posição de condução perfeita. Eles são bem adequados para dirigir o carro tanto no dia a dia quanto na pista, dando ao motorista a sensação de estar sempre firmemente posicionado em frente ao volante.
A barra traseira atrás dos bancos (opcional e disponível com o Pacote Performance) é funcional para fixar cintos de quatro pontos, como é típico em um carro de corrida.
É possível optar por bancos esportivos, que são menos extremos do que os bancos de corrida (fornecidos de série) e mais suaves em termos de tamanho. Os bancos esportivos são em Alcantara preta cortada a laser com acabamentos em cinza escuro, também presentes nos painéis das portas e no painel de instrumentos, totalmente ajustáveis eletronicamente.
Volante esportivo
O volante do GT2 Stradale é uma evolução do que foi desenvolvido e projetado para o MC20 com a contribuição de Andrea Bertolini, Piloto de Testes Chefe da Maserati e ex-Campeão Mundial no MC12. Um volante mais espesso foi escolhido para maximizar a ergonomia e a sensação esportiva. Apenas os botões e interruptores essenciais permanecem intactos, incluindo os botões de Start e Launch Control, incorporados no entorno central do volante.
O volante é revestido em Alcantara com detalhes em fibra de carbono e enriquecido por costuras azuis contrastantes, que lembram não apenas o botão de ignição (no volante), mas também o restante das costuras do interior e das maçanetas das portas.
As aletas de mudança de marcha de tamanho generoso, de fácil acesso, posicionadas na coluna de direção, também estão disponíveis em fibra de carbono como opcional.
Outra característica do GT2 pode ser encontrada no quadrante superior angular, não curvado, do volante, onde nove LEDs brancos, azuis e vermelhos aparecem, sugerindo ao motorista o momento exato para trocar de marcha (acima de 5.500 rpm, quando o seletor de condução está configurado para SPORT ou CORSA). As ‘luzes de troca’ também são ativadas quando o carro é colocado no modo de boas-vindas ao motorista.
Pacotes de Performance
Duas atualizações de performance estão disponíveis através dos Pacotes de Performance.
O Pacote de Performance consiste em pneus Michelin semi-slicks de ultra-alta performance, e-LSD eletrônico com calibrações específicas para modos de condução, freios de corrida em carbono-cerâmica e calibrações específicas para ESC, MSP e ABS.
O Pacote de Performance ainda mais avançado, conhecido como Performance Plus, inclui outras características derivadas de corridas, além das mencionadas acima, como cintos de quatro pontos com o respectivo suporte de fixação e um extintor de incêndio. Tudo projetado para trazer a experiência de dirigir um carro de corrida à vida.
Disponível apenas com os Pacotes de Performance, o novo modo de condução ‘CORSA EVO’ é derivado diretamente do carro de pista GT2, com quatro níveis selecionáveis numerados progressivamente do maior para o menor controle (de 4 a 1). Este novo modo de condução ajusta as configurações do Sistema de Controle de Tração (TCS), Programa de Estabilidade Maserati (MSP), Diferencial Eletrônico de Deslizamento Limitado (e-LSD) e Sistema de Freio Antibloqueio (ABS).
Motor
O Maserati GT2 Stradale é movido pela versão mais potente do V6 Nettuno montado em um carro homologado para uso em estrada. O ajuste fino dos componentes eletrônicos e as modificações nos escapamentos possibilitaram o aumento da potência para 640 cv, tornando o GT2 Stradale o Maserati com o motor a combustão interna mais potente que pode ser usado fora das pistas. O motor do Maserati GT2 Stradale é mais um desenvolvimento na revolução tecnológica que começou com a chegada do motor Nettuno no MC20, quando o sistema Maserati Twin Combustion foi introduzido pela primeira vez.
O Nettuno do GT2 Stradale, um motor projetado e construído internamente pela Maserati, é uma verdadeira joia ‘Made in Modena’: ele mantém a configuração de 6 cilindros em V a 90°, biturbo, com 3.0 litros de cilindrada e cárter seco, capaz de entregar 640 cv a 7.500 rpm e impressionantes 720 Nm de torque a partir de 3.000 rpm. A relação peso-potência é de 210 cv/kg. A taxa de compressão é de 11:1; o curso é de 82 mm e o diâmetro é de 88 mm.
A alma deste motor continua sendo o inovador sistema de combustão pré-câmara com velas de ignição duplas, uma tecnologia desenvolvida para a Fórmula 1 e agora também disponível no Maserati GT2 Stradale. O sistema é baseado em três componentes principais: a pré-câmara colocada entre a vela central e a câmara de combustão tradicional; a vela lateral, que atua como suporte para garantir a combustão regular do motor quando este está operando em pontos onde o uso da pré-câmara não é necessário; e o sistema de injeção dupla, indireta e direta, para garantir a mistura perfeita de combustível e ar.
Os turbocompressores e os coletores de escape foram modificados para maior pressão de turbo e eficiência em potência máxima, e menor contrapressão devido ao sistema de escape diferente, garantindo o mesmo nível de desempenho em todas as pistas ao redor do mundo.
Modos de Condução
Do ponto de vista técnico, a configuração do chassi foi revisada, tornando-o mais rígido. O e-LSD, os controles eletrônicos e as configurações específicas dos modos de condução foram otimizados para proporcionar maior aderência, relacionada aos pneus semi-slick e à força aerodinâmica, tornando o uso em pista ainda mais emocionante. Os diversos modos de condução, que podem ser selecionados usando o controle no console central, ajustam o desempenho das mudanças de marcha, a calibração eletrônica dos amortecedores, o diferencial eletrônico EDIFF, a direção, o ABS para pneus de corrida e o ESC com limites específicos.
O seletor de modos de condução ocupa uma posição central no túnel, como a característica distintiva que lembra ao motorista e ao passageiro que estão a bordo de um Maserati. E um Maserati com desempenho excepcional. Na última versão digital, já admirada no MC20, o seletor de modos de condução é inspirado em relógios de luxo: mecânico, preciso, utilizando materiais prestigiosos e de alta qualidade, com um toque do típico azul da Maserati. Ele evoca o luxo que envolve quem entra em um carro da Casa do Tridente. A decisão de fazer o seletor de modos de condução semelhante a um relógio de luxo foi simbólica, especialmente considerando a ausência do habitual relógio analógico da Maserati no painel do MC20.
O GT2 Stradale possui quatro modos de condução específicos: WET, GT (a configuração padrão ao ligar o motor), SPORT e CORSA, também disponíveis em quatro versões adicionais que reduzem progressivamente os controles eletrônicos ao optar pelo Performance Pack.
Os modos de condução são selecionáveis a partir do seletor metálico dedicado, que circunda uma tela TFT redonda de 1.6 polegadas no novo túnel central, localizado em uma posição mais alta e de fácil acesso.
Os modos de condução são selecionados girando o seletor por alguns segundos. Por exemplo, de série o carro inicia no modo GT. Para alternar de GT para SPORT (para a direita) ou WET (para a esquerda), leva apenas meio segundo de movimento na direção do modo desejado. Alternativamente, o motorista pode pressionar o seletor por dois segundos para escolher o modo CORSA. Uma pressão de cinco segundos altera várias configurações para o modo CORSA. O tempo mais longo é para garantir que o motorista tenha selecionado esse modo intencionalmente, e não por engano.
Os parâmetros ajustados pelos diferentes modos de condução são os seguintes:
- MSP (Maserati Stability Program): o Programa de Estabilidade Maserati (MSP) é um sistema avançado de controle eletrônico de estabilidade que reduz o torque do motor e aciona os freios se o veículo começar a desviar de sua trajetória normal ou se for detectada uma derrapagem - tudo em poucos milissegundos.
- TCS (Traction Control System): é uma parte integrante do sistema ESC. Ele opera automaticamente reduzindo a potência transmitida pelo motor em caso de deslizamento, perda de aderência em piso molhado, aceleração em superfícies escorregadias cobertas de neve ou gelo, etc. Ativando, sob condições de deslizamento, diferentes sistemas de controle: se o deslizamento afetar ambas as rodas motrizes, ele reduz a potência transmitida pelo motor; se o deslizamento afetar apenas uma roda motriz, ele freia automaticamente a roda que está deslizando.
- e-LSD (Diferencial Autoblante Eletrônico): é utilizado para limitar o deslizamento da roda interna ao acelerar nas saídas de curvas e para estabilizar o eixo traseiro durante a frenagem, interagindo com os sistemas ESC e ABS, a transmissão de dupla embreagem e o controle de amortecimento da suspensão. Com o diferencial de autoblante eletrônico, o percentual de bloqueio varia progressivamente com um controle contínuo de 0 a 100%, gerenciado por atuadores eletro-hidráulicos controlados por uma unidade eletrônica integrada no sistema de controle dinâmico do veículo. Assim, decide em até 100 ms quando e quanto bloquear o diferencial. Tudo isso permite obter e garantir maior tração durante a aceleração, bem como alta precisão, estabilidade e manobrabilidade ao entrar nas curvas.
- ABS (Sistema de Freios Antibloqueio): proporciona maior estabilidade do veículo e desempenho de frenagem sob a maioria das condições de frenagem. O sistema ‘bombeia’ automaticamente os freios durante frenagens severas para evitar o travamento das rodas. A Distribuição Eletrônica de Força de Frenagem (EBD) evita que as rodas traseiras sobrem frenagem e fornece maior controle das forças de frenagem disponíveis aplicadas ao eixo traseiro.
Suspensão
A mesma geometria de suspensão desenvolvida para a versão de pista foi utilizada no GT2 Stradale. A nova geometria aprimora a já excelente dirigibilidade do MC20 nas condições mais severas, sem comprometer o desempenho de forma alguma. A configuração de triângulo duplo é mantida, com juntas UNIBAL para máxima rigidez.
O sistema de direção se beneficia de uma calibração dedicada ao uso em pista, e o sistema de freios é adaptado para o uso intenso em pista, com discos ventilados específicos, pinças e pastilhas, além de um sistema de resfriamento otimizado. Os dutos de fibra de carbono específicos foram projetados para direcionar ar fresco diretamente para a área do cubo da roda. O sistema ABS também é específico e está calibrado para diferentes configurações.
No centro do seletor de modos de condução, há um botão para ajustar a suspensão, tornando-a mais macia ou mais rígida. Isso é útil nos modos SPORT ou CORSA, quando a suspensão está extremamente rígida. Pressionar o botão ‘suspensão’ torna a suspensão mais confortável e menos rígida. Isso é particularmente útil em terrenos irregulares, pois proporciona ao motorista uma experiência de condução esportiva, mas ao mesmo tempo confortável.
Transmissão
A transmissão automática é de dupla embreagem com 8 velocidades e imersão em óleo, com duas marchas de overdrive para garantir a conformidade com as emissões. Para enfatizar ainda mais o caráter esportivo do carro, o tempo necessário para a troca de marchas foi reduzido.
Sistema de freios
O sistema de freios é novo, desenvolvido com a Brembo especificamente para o Maserati GT2 Stradale como um avanço em relação aos freios carbocerâmicos de primeira geração. O diâmetro e a espessura dos discos foram aumentados para melhorar o desempenho de condução. Essa geometria exige mais ar frio para reduzir a temperatura do sistema, o que foi alcançado com a adição de um novo sistema de resfriamento dos freios na frente e na traseira, onde o ar que entra pela soleira foi parcialmente direcionado.
Infotainment
O GT2 Stradale conta com o mais recente sistema de infotainment Multimedia MIA (Maserati Intelligent Assistant). Ele utiliza o sistema operacional Android Automotive, oferecendo benefícios como alta velocidade de processamento, fluidez da tela e personalização das páginas. O sistema também possui funções de espelhamento para Apple e Android, além de atualizações de mapas Over the Air. O MIA também oferece opções para ativar o Amazon Alexa ou um ponto de acesso Wi-Fi dentro do seu Maserati.
Mais uma vez no GT2 Stradale, o sistema MIA possui duas telas internas: o painel digital e o display central, que são semelhantes em forma e tamanho. Nem muito grandes nem muito pequenas, são perfeitamente adequadas ao interior funcional da cabine do GT2 Stradale; facilitam o conforto na condução, para que o motorista não precise reajustar o foco ao alternar entre uma tela e outra.
O painel de 10.25 polegadas é totalmente digital, com uma tela TFT.
As principais características são:
- Design de Painel Preto
- Tampa de vidro real quimicamente reforçado com tratamento antirreflexo e antirreflexivo
- Display óptico colado para minimizar reflexos gerais
- Efeito de brilho
A tela central, também de 10.25 polegadas, possui resolução HD (1920 x 720) e funções tácteis típicas de dispositivos inteligentes pessoais. A tela tem um revestimento especial antirreflexo para garantir máxima visibilidade mesmo sob luz solar direta. Quando os dispositivos estão desligados, eles apresentam um efeito totalmente preto, possibilitado por uma solução óptica inovadora.
As seis Páginas de Desempenho são muito apreciadas no GT2 Stradale; elas podem ser consultadas a partir da tela central e se concentram na análise do desempenho do carro. Mais adequadas para uso na pista, fornecem informações técnicas relacionadas a:
- Medidores técnicos - a tela mostrará medidores técnicos do motor, como turbo, torque e pressão do óleo
- Histórico de consumo - a tela mostrará o consumo atual, o consumo das últimas horas e o consumo médio
- Gerenciamento de torque - a tela mostrará como o torque está distribuído entre as rodas traseiras
- Temperaturas - a tela mostrará as temperaturas em tempo real de: motor, freios de carbono e transmissão
- Cronômetros de Drag Race - a tela mostrará cronômetros, como velocidade (0-100 km/h), distância e freios
- Medidores de acessórios - a tela mostrará medidores de acessórios do motor, como: temperatura da água, temperatura da transmissão e tensão da bateria de 12V
Maserati Connect
O GT2 Stradale está sempre conectado, graças ao programa Maserati Connect (disponível no lançamento em 29 países) que começou com o MC20. Como o carro está sempre conectado, o motorista pode acompanhar a condição do veículo: o Maserati Connect emite um alerta quando é necessário um serviço, melhorando a experiência de atendimento ao cliente. O Maserati Connect também aprimora a segurança e proteção, oferecendo assistência em emergências e em caso de roubo do carro.
O MyCarApp foi desenvolvido especificamente para a família MC20. O MyCarWidget está presente no novo sistema de infotainment e exibe informações úteis do veículo para o motorista:
- Página de Visão Geral: a tela mostrará um resumo do status do veículo;
- Página TMPS: a tela mostrará a inflação atual de cada pneu;
- Página Explorador de Modo de Condução: a tela mostrará como diferentes parâmetros dinâmicos do veículo estão configurados nos vários modos de condução.
Com um smartphone ou smartwatch, o motorista pode permanecer em contato com seu GT2 Stradale pelo aplicativo Maserati Connect, inclusive de casa via assistente pessoal virtual (Amazon Alexa e Google Assistant).
Sistema de Áudio Sonus Faber
O sistema de áudio do Maserati GT2 Stradale proporciona uma experiência sonora superior e uma imersão sonora completa, graças ao excepcional sistema Sonus Faber, projetado e fabricado pelos artesãos italianos do som.
O GT2 Stradale vem equipado com um sistema de áudio Premium de 6 alto-falantes de série, e o sistema de áudio Sonus Faber High-Premium de 12 alto-falantes com som surround (com um amplificador de 12 canais e 695 Watts de potência) é opcional.
O áudio Sonus Faber é projetado e fabricado na Itália, assim como a Maserati: tradição, inovação, potência e som se unem, trazendo à vida a verdadeira excelência italiana.