MASERATI PRETENDE OFERECER MODELOS ‘ONE-OFF’ E CARROS DE BAIXO VOLUME

Revelado há 51 anos, o Maserati Boomerang de 1972 foi concebido por Giugiaro e é lembrado por sua icônica forma de cunha e por ser um dos protótipos de salão mais espetaculares do século XX, pelo menos para muitos aficionados.
Embora a Maserati não tenha a intenção de reviver o famoso Boomerang, a marca italiana quer fabricar modelos únicos ou ‘one-off’, concebidos para os clientes mais especiais e ricos da marca.
O fabricante pretende criar um novo nível para o seu programa de personalização de modelos, o Fuoriserie, que será superior ao de edições especiais e dedicado a carros verdadeiramente únicos, dos quais não haverá mais que um exemplar.
Isso foi assegurado pelo engenheiro-chefe da Maserati, Davide Danesin, em uma entrevista aos britânicos da Top Gear. Os clientes mais endinheirados da marca italiana poderão pedir carros únicos, de modo que existe ainda a possibilidade de que algum deles queira algo similar ao Boomerang, talvez com a base do MC20 moderno. Talvez não seria nenhum absurdo.
O fabricante de Modena, segundo o próprio Danesin, também tem a intenção de lançar no mercado modelos de baixo volume, em resposta a veículos da concorrência, como o Ferrari Daytona SP3 ou o Lamborghini Countach LPI 800-4, por exemplo.
Ou seja, estes futuros carros serão versões com novas carrocerias, mas que compartilharão plataforma com modelos existentes da casa, como o MC20 e o GranTurismo. Assim, cabe esperar modelos de aspecto retro ou inspirados em ícones do passado da marca.
O primeiro de todos estes projetos será o chamado Maserati Project24, um carro sem registro, pensado exclusivamente para circuito e feito sobre a base do MC20, do qual serão fabricadas apenas 62 unidades, mas todas diferentes umas das outras.
O futuro Project24 terá o mesmo motor 3.0 litros V6 ‘Nettuno’ do MC20, embora potenciado até os 740 cv de potência (110 cv adicionais). Além disso, o modelo terá um peso muito inferior, de apenas 1.250 quilos, segundo anunciou a marca.