MASERATI QUATTROPORTE 2024: SÓ ELÉTRICO E COM UMA DUPLA MISSÃO

A nova geração do Maserati Quattroporte chegará em 2024 exclusivamente com um motor elétrico e com a missão de substituir tanto o seu antecessor como ao Ghibli. Ele se situará entre o novo GranTurismo e a nova geração do Levante, o SUV de maior tamanho da marca do tridente.
O Maserati Quattroporte 2024 adotará, portanto, o sobrenome Folgore, que é o que distingue dentro do fabricante italiano as unidades elétricas daquelas à combustão. Está totalmente descartado que este sedan seja vendido também com motores térmicos, algo que acontece com o novo GranTurismo.
A chegada do novo Maserati Quattroporte coincidirá aproximadamente no tempo com o fim da produção do Ghibli, previsto para o final de 2024, de tal forma que o elétrico se converterá no único sedan da marca. Será, também, um veículo um pouco menor que o atual Quattroporte, que mede 5.27 metros.
Com o novo Quattroporte a Maserati buscará atacar o segmento dos sedans elétricos de luxo, tais como o BMW i7 e o Mercedes-Benz EQE, mas com um toque mais esportivo que fará com que olhe também ao Porsche Taycan. O ponto diferencial com o qual esperam atrair os clientes é o da exclusividade.
A experiência elétrica conseguida com o Maserati GranTurismo Folgore será muito importante no desenvolvimento do novo Quattroporte. De fato, se espera que equipe a mesma bateria de 92.5 kWh de capacidade, embora não alcance a potência de 761 cv. Tudo o que foi aprendido servirá também para conceber a nova geração do Levante, também totalmente elétrica e cujo desembarque está previsto para 2025.
A Maserati espera poder vender o novo Quattroporte 2024 a partir de 160.000 euros, um preço inferior ao do GranTurismo Folgore. Além disso, quando chegar ao mercado, supõe-se que a marca já tenha mostrado outros dois veículos elétricos, como as versões a bateria do Grecale e do MC20.