MAZDA ACELERA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO DE MOTORES ROTATIVOS ADAPTADOS À NOVA ERA
A Mazda Motor Corporation vai acelerar os trabalhos de pesquisa e desenvolvimento no panorama dos motores rotativos, agora adaptados à nova era, no âmbito dos seus esforços para continuar a proporcionar o denominado ‘prazer automobilístico’, com soluções adequadas aos tempos, visando alcançar uma sociedade neutra em termos de carbono.
Para isso, o fabricante japonês reintegrou esta semana o ‘RE Development Group’ no Departamento de Desenvolvimento de Tecnologias para Grupos Motopropulsores, da Divisão de Desenvolvimento de Grupos Motopropulsores (Powertrain Technology Development Department of Powertrain Development Division, no original), prelúdio da continuidade da sua história no domínio dos motores rotativos. Na sua nova composição, o grupo irá continuar a desenvolver os motores rotativos utilizados como geradores e realizar ações de pesquisa e desenvolvimento em áreas como a conformidade regulamentar nos principais mercados, bem como a aplicação de combustíveis neutros em termos de carbono.
Comentando esse passo, Ichiro Hirose, Senior Managing Executive Officer & Chief Technology Officer (CTO), da Mazda Motor Corporation, afirmou, “Na história da Mazda, o motor rotativo é um símbolo especial do nosso ‘espírito de desafio’. Estamos profundamente gratos a todos os que, até hoje, apoiaram o motor rotativo, tendo o prazer de anunciar o renascimento da organização que desenvolve este motor que tem sido adorado pelos clientes em todo o mundo. Ao longo dos últimos seis anos, os engenheiros dos motores rotativos fizeram parte da organização de desenvolvimento dos mesmos, empenhando-se no desenvolvimento das funções mais avançadas do motor a combustão interna, bem como na busca das mais elevadas melhorias de eficiência. Estes engenheiros alargaram a sua perspectiva além dos limites dos sistemas neles integrados, formando-se para dominar o ‘Desenvolvimento Baseado em Modelos’, um dos pontos fortes da engenharia da Mazda. Serão, assim, 36 os engenheiros integrados num só grupo para alcançar um grande avanço na pesquisa e desenvolvimento dos motores rotativos. Numa era de electrificação e numa sociedade neutra em carbono, e através deste nosso ‘espírito de desafio’, prometemos continuar a oferecer automóveis atrativos que entusiasmam os clientes”.
Contando com uma estrutura única, que gera energia através da rotação de um (ou mais) rotores triangulares, os motores rotativos surgiram na Mazda através do Cosmo Sport (110S), modelo revelado em maio de 1967, ao qual se seguiram múltiplas outras propostas, de modelos de produção em massa (o último foi o RX-8, cuja produção terminou em junho de 2012), a concept-cars, sem esquecer veículos direcionados ao mundo do motorsport, como o 787B, vitorioso em Le Mans em 1991.
Ao longo de todos esses anos, o fabricante de Hiroshima procurou sempre a melhoria do seu desempenho em termos de potência, na purificação dos gases de escape, nos consumos de combustível e na durabilidade, mantendo-se como o único fabricante de automóveis a produzir motores rotativos em massa.
Cerca de 11 anos depois a Mazda anunciou o regresso do motor rotativo, em junho de 2023, mês em que retomou a produção em massa de veículos com essa tecnologia integrada. Fez isso sob uma nova perspectiva, operando agora como gerador de energia para as baterias do novo Mazda MX-30 e-Skyactiv R-EV, aquele que se tornou o seu 13º modelo de produção equipado com esta solução que se mantém como única no mercado, uma proposta já em comercialização no Japão e na Europa.
No âmbito do seu valor central ‘Centrado no Ser Humano’, a Mazda continuará em busca da excelência do ‘Prazer de Condução’, tendo como objetivo proporcionar o ‘Prazer de Viver’ através da criação de experiências emocionantes no cotidiano dos seus clientes.