MAZDA CONFIRMA A ENTRADA EM PRODUÇÃO DO ICONIC SP
A Mazda confirmou que o elegante concept Iconic SP será uma realidade e chegará à linha de produção “em um futuro não muito distante”.
O modelo original inclui um motor rotativo de dois rotores associado a um sistema elétrico. No total, a Mazda anunciou 365 cv de potência, e não se descarta que ele possa ser uma evolução do MX-5 ou até mesmo um sucessor do Mazda RX-7.
Quando mostrou o Iconic SP lá em 2023, a marca comentou que era apenas um exercício de design.
Como é o Mazda Iconic SP?
O Mazda Iconic SP apresenta 4.180 mm de comprimento, 1.850 mm de largura e 1.150 mm de altura. Sua distância entre os eixos é de 2.590 mm, e seu peso é de 1.450 quilos.
A apresentação do coupé retro-futurista, alimentado por um motor elétrico com um extensor de autonomia na forma de um motor gerador rotativo, gerou muitas expectativas.
Masashi Nakayama, chefe de design da Mazda, anunciou recentemente que o projeto avança em direção à produção, afirmando: “Este conceito não é apenas um show car. Foi projetado com a intenção real de torná-lo um modelo de produção”.
A primeira pista dessa decisão surgiu no Show de Mobilidade do Japão de 2023, quando Masahiro Moro, CEO da Mazda, descreveu o Iconic SP como um símbolo do “compromisso da marca com o futuro”. Posteriormente, Nakayama expressou seu desejo de ver o conceito se tornar realidade.
A forma final do Iconic SP poderia emular os modelos esportivos RX-7 e RX-8, embora a Mazda tenha sugerido que o modelo poderia ser reduzido ao tamanho de um MX-5. A versão de produção pode conservar as linhas limpas, curvas sedutoras e os faróis pop-up que chamaram atenção no design conceitual.
Naohito Saga, diretor da divisão de Estratégia e Planejamento da Mazda, destacou a meticulosa atenção aos detalhes no design do Iconic SP. “Quanto mais tempo você passa observando-o, mais ele revela seu design”. Desde a posição das portas até o comprimento do veículo e a visibilidade foram avaliados minuciosamente para alcançar a perfeição.
Em relação à motorização, a Mazda ainda não confirmou os detalhes finais, mas o coração do Iconic SP atual é um motor rotativo compacto de dois rotores, acoplado a um sistema elétrico.
Segundo Saga, “O motor rotativo é muito compacto e potente. Além disso, pode funcionar com vários tipos de combustíveis”.
Este ano, a Mazda comentou que um projeto impulsionado por motor rotativo chegaria ao mercado assim que certos “obstáculos técnicos” fossem superados. Com sorte, essa data coincidirá com o lançamento da versão de produção do Iconic SP.