MAZDA CONFIRMA A VOLTA DO MOTOR ROTATIVO COMO EXTENSOR DE AUTONOMIA

A última vez que ouvimos falar do motor rotativo da Mazda foi há dois anos quando a empresa japonesa anunciou suas intenções de ressuscitar o seu peculiar propulsor com rotores. Como o tempo passou e a confirmação oficial não chegava, todos imaginavam que essa ideia havia ficado apenas em uma proposta muito interessante, mas agora o próprio CEO da Mazda confirmou a notícia.
O anúncio chegou através de um vídeo promocional do Mazda MX-30, ou seja, o primeiro veículo 100% elétrico do fabricante, pois em seu país natal já está disponível com uma versão MHEV (Mild Hybrid). Akira Marumoto aproveitou a ocasião para falar do impulso ecológico da empresa e confirmar o que mais interessa a todos: a chegada do motor Wankel. Um propulsor que será montado em uma série de protótipos para começar seus testes de desenvolvimento em vias públicas a partir de janeiro de 2021.
O CEO da Mazda também antecipou que o motor rotativo chegará ao mercado no primeiro semestre de 2022. Não se sabe quais modelos serão beneficiados com esta tecnologia além do citado MX-30, mas os automóveis menores da marca poderão contar com um espaço em seu vão motor. No entanto, cabe lembrar que sua principal aplicação será a de servir como extensor de autonomia em powertrains híbridos e elétricos, de modo que sua presença em um esportivo de alto desempenho parece estar descartada.
Em relação à inovadora versão do MX-30 introduzida no Japão, cabe destacar que se trata de uma alternativa impulsionada pelo conhecido propulsor Skyactiv-G da Mazda, ou seja, um bloco de 4 cilindros e 2.0 litros que se beneficia da tecnologia de hibridação suave de 24 volts. Desenvolve 156 cv de potência e pode ser associado a um sistema de tração integral, embora as versões mais acessíveis enviem toda a energia ao eixo dianteiro. A bateria alimenta um motor elétrico de 5.1 kW e a transmissão é automática.