MAZDA CONSIDERA FABRICAR UM MOTOR ROTATIVO A HIDROGÊNIO

Na última edição da revista da Mazda, a Zoom-Zom, em uma matéria onde se recorda os 50 anos de história dos motores rotativos Wankel, que tiveram no Cosmo Sport o seu primeiro exemplo, é informado que essa tecnologia do motor rotativo ‘funciona muito bem com hidrogênio’, uma vez que esses sistemas produzem apenas vapor d’água, ou seja, os níveis de emissões de CO2 não seriam uma preocupação.
Esta não é a primeira vez que a Mazda mostra interesse em modelos equipados com motor rotativo movido a hidrogênio. Em 2003, o fabricante japonês criou a versão RX-8 Hydrogen (na imagem), que teve uma distribuição limitada na Noruega e no Japão.
A mesma publicação admite que um sucessor espiritual do RX-8 está sendo desenvolvido. Esse novo topo de linha, que deverá contar com um motor rotativo, está previsto para 2020, ocasião em que a Mazda celebrará o seu centenário. Não se sabe ainda se o sucessor do RX-8 utilizará um motor Wankel com as funções de extensor de autonomia de um modelo elétrico ou se a solução passará por um motor rotativo funcionando a hidrogênio.