MAZDA CX-5 2020: SUTIS MUDANÇAS QUE MELHORAM O PRODUTO

Lançado em 2012, o CX-5 original foi o primeiro Mazda a apresentar o design KODO - Soul of Motion com a tecnologia Skyactiv. Estabeleceu novos padrões dinâmicos, mudando as percepções de quão atrativo poderia ser um SUV compacto.
A segunda geração do CX-5 de 2017 viu os engenheiros da Mazda entregarem um SUV que levava a filosofia de design e engenharia do JinbaIttai ao próximo nível. Complementado pela introdução do G-Vectoring Control (GVC), a primeira das tecnologias dinâmicas Skyactiv-Vehicle da Mazda, voltou mais confortável, refinada e receptiva.
O Mazda CX-5 atualizado de 2019 se baseou nos muitos e diversos pontos fortes do modelo de segunda geração com refinamentos centrados em duas áreas chave: a qualidade do habitáculo e a dinâmica de condução.
O CX-5 se tornou um modelo fundamental que representa aproximadamente 30% das vendas anuais da Mazda. Até esta data foram vendidas cerca de 2.870.000 unidades em 130 países de todo o mundo, e o CX-5 continua sendo o modelo europeu mais vendido da marca japonesa.
Agora o CX-5 acaba de receber uma atualização. Tranquilo, o design exterior arrojado, mas sofisticado do CX-5 permanece inalterado, e os novos desenhos de letras e emblemas são as únicas mudanças no exterior do SUV, além das cores. O CX-5 está disponível em 10 cores que agora incluem um novo tom para 2020: o Polymetal Grey Metallic.
Assim como todos os modelos da Mazda de última geração, a arquitetura do habitáculo foi projetada para criar um design configurado de maneira inteligente para o condutor, com todos os controles e instrumentos principais dispostos ergonomicamente ao redor do volante.
Para o Mazda CX-5 2020, o tamanho da tela do Mazda Connect na parte superior do painel foi incrementado até as 8.0 polegadas para permitir textos e ícones maiores e mais claros do sistema de navegação e uma visão ampliada do monitor de 360 ??graus. Foi agregada uma nova função de visualização no monitor de eficiência de combustível Mazda Connect que permite ao condutor verificar o estado do sistema de desativação de cilindros em tempo real.
O interior do CX-5 melhorou através da adoção de iluminação LED de alta qualidade no console superior, na luz central do habitáculo e no porta-malas, que são incluídos de série em toda a linha.
Os novos bancos de couro sintético preto contam com um centro de tecido e bordas com detalhes de couro sintético que reproduzem a textura e a sensação do couro natural. Finalmente, o desenho do painel de comando mudou.
O CX-5 2020 conta com uma completa linha de motores Skyactiv a gasolina e diesel, uma opção de transmissão manual de seis velocidades Skyactiv-MT da Mazda e transmissões automáticas de seis relações Skyactiv-Drive, além da última geração do sistema de tração nas quatro rodas.
O motor a gasolina Skyactiv-G 2.0 litros de 165 cv está disponível com transmissão manual ou automática e a opção entre tração dianteira ou nas quatro rodas. A linha gasolina se completa com um bloco Skyactiv-G 2.5 litros de 194 cv com transmissão automática e opção de tração dianteira ou nas quatro rodas. Há também uma unidade diesel de 2.2 litros Skyactiv-D de 150 cv com opção de transmissão manual ou automática e tração dianteira ou nas quatro rodas, além de outro diesel de 2.2 litros Skyactiv-D de 184 cv com tração total e transmissão manual ou automática.
Para 2020, o CX-5 reduz os ruídos e as vibrações. A sensação de condução melhorou ainda mais através da adoção de um amortecedor dinâmico para o sistema de direção dos modelos com motor a gasolina, que atua como uma prevenção à vibração.
O rendimento todo-terreno também foi melhorado mediante a adição da assistência de tração todo-terreno para os modelos de tração total. O Assistente de tração todo-terreno integra o funcionamento dos sistemas WD e TCS para não permitir que os pneus derrapem distribuindo a quantidade correta de torque às rodas que têm a aderência e maximizando a tração.
Para 2020, uma versão atualizada do Advanced Smart City Brake Support (Advanced SCBS) do CX-5 incorpora pela primeira vez a detecção noturna de pedestres. O Advanced SCBS utiliza uma câmera com sensor de avanço para detectar veículos e pedestres pela frente e ajudar a evitar colisões e aliviar danos no caso de que isso ocorra. O sistema pode detectar veículos em velocidades de 4 a 80 km/h e pedestres de 10 a 80 km/h. Esta melhoria do sistema agrega a capacidade de detectar pedestres à noite e amplia a faixa de condições em que o sistema é efetivo.
Para arrematar essa atualização, a Mazda também informou que dotou o sensor de luz de uma maior sensibilidade, de modo que a luz principal se iluminará antes de que anoiteça.