MAZDA CX-9 FOI REVELADO NO SALÃO DE LOS ANGELES
A Mazda apresentou ao público a nova geração do CX-9 no Salão de Los Angeles. O SUV de sete lugares estará à venda a partir do próximo semestre nos EUA, Oceania, Rússia e Oriente Médio. Além da evolução estética e de alguns conteúdos, a grande novidade do modelo é a estreia do motor a gasolina 2.5 Skyactiv-G, o primeiro bloco turbo da nova geração de propulsores, surgindo acoplado a uma transmissão automática seis velocidades. Fabricado com base no motor Skyactiv-G aspirado com a mesma cilindrada disponível no Mazda 6 e no CX-5 em alguns mercados, o novo motor contará com um turbocompressor e injeção direta, produzindo 250 cv e 420 Nm de torque máximo. O CX-9 atual conta com um motor 3.7 V6 com 273 cv.
O novo turbo estreia a tecnologia Dynamic Pressure Turbo, para uma maximização do desempenho da turbina, através da variação do nível de pulsação do escape, de acordo com a velocidade do motor. O sistema de recirculação de gases de escape permite que o motor mantenha a proporção de ar/combustível ideal, garantindo a quantidade certa de oxigênio necessária para a queima do combustível.
Exteriormente o CX-9 apresenta uma evolução da linguagem Kodo, fazendo a ponte para a próxima geração de modelos. Destaque para a grade de efeito tridimensional, que dota o SUV de um aspecto mais agressivo que o antecessor que já tinha uma década no mercado. Entre as tecnologias, destaque para os sistemas de segurança i-Activesense e tração integral inteligente i-Activ AWD.
O CEO da Mazda, Masamichi Kogai, reconheceu que “os EUA são um mercado chave para a marca. É preciso manter esse embalo e procurar crescer daqui para frente. O novo CX-9 será importante neste crescimento”. Aliás, o novo modelo foi concebido em colaboração com a equipe norte-americana da Mazda.