MAZDA DESENVOLVE NOVA COR DE CARROCERIA RHODIUM WHITE

A Mazda Motor Corporation anunciou a introdução da nova cor Rhodium White em sua paleta, uma pintura especial criada através da exclusiva tecnologia de pintura denominada TAKUMINURI. Estará disponível já neste verão europeu e surgirá predominantemente nos modelos Mazda inseridos no grupo de Produtos de Grandes Dimensões, estreando no novíssimo Mazda CX-60.
Acreditando que a pintura é parte crucial dos elementos que dão forma a um veículo, a Mazda está concentrando esforços no desenvolvimento de cores e tonalidades que acentuem a expressão dinâmica e delicada dos seus modelos, implícito no design subordinado à temática Kodo - A Alma do Movimento. Inspirado na estética japonesa, o novo Rhodium White é um tom branco e puro, baseado na beleza, na simplicidade e na ausência de elementos supérfluos. Os finos grânulos integrados na pintura acentuam as sombras à superfície do veículo, complementando a textura metálica da nova cor.
Com o desenvolvimento do Rhodium White, a Mazda elevou os atributos da tecnologia TAKUMINURI, alcançando a produção em massa de um acabamento de grande expressão com recurso a apenas três camadas: transparente, refletora e por fim a camada de cor. Esta última dá origem a uma pigmentação branca, recém-desenvolvida, que resulta num branco sedoso e suave, de granulagem fina. Em regra geral, o primário tende a aparecer nas pinturas de base branca, tintas cuja camada transparente é geralmente mais espessa do que em outras tonalidades. Para contornar essa questão, a cor Rhodium White recorre a uma pigmentação de desenvolvimento recente, tendo a Mazda conseguido reduzir a espessura da camada transparente num máximo de 30%, fato que contribui para uma utilização mais eficiente dos recursos, ao mesmo tempo que oferece uma redução das emissões de CO2 durante o processo de produção.
A Mazda utiliza um método em que a tinta, que contém flocos de alumínio ultrafinos e de elevada luminosidade, é aplicada meticulosamente para gerar uma espessura uniforme que depois reduz bastante em termos de volume durante o processo de secagem da camada refletora. A camada refletora torna-se por isso extremamente fina, de aproximadamente 0.5 mícrons, equivalente a cerca de 7% da espessura de uma camada refletora convencional.
A marca de Hiroshima alcançou também um acabamento semelhante a um processo de pintura manual, com os flocos de alumínio alinhados suavemente e em intervalos regulares ao longo da camada refletora. A totalidade da superfície brilha quando exposta à luz e apresenta uma textura metálica realista, em que os flocos individuais de alumínio se distribuem uniformemente e em linha com as ondulações da superfície da carroceria, produzindo uma aparência brilhante e sombreada com a incidência da luz, em complemento ao próprio brilho da cor Rhodium White.
Assumindo a firme convicção de que a cor e o tipo de pintura são fatores essenciais em qualquer veículo, a Mazda continuará em busca de novas expressões de cor e de tecnologias de pintura, de forma a incrementar o nível de atração dos seus produtos.