MAZDA DEVE LANÇAR UM NOVO SUV NOS ESTADOS UNIDOS EM 2021

Recentemente no Salão de Tokyo 2017 houve o lançamento de um novo membro da família SUV da Mazda. Trata-se do novo Mazda CX-8, modelo que infelizmente, assim como os outros da marca, não veremos aqui no Brasil, mas que muito em breve chegará aos concessionários japoneses. No entanto, não é o último capítulo da ofensiva da empresa japonesa para esse nicho de mercado.
Foi o próprio Masamichi Kogai, CEO da Mazda, quem confirmou que o fabricante japonês planeja lançar um novo SUV que será focado em um dos principais mercados automobilísticos, os Estados Unidos. Esse novo modelo cujo projeto e desenvolvimento já estão em marcha, será criado tomando como ponto de partida as demandas dos condutores norte-americanos.
Kogai não quis entrar em detalhes sobre algumas das características que terá esse modelo, mas se levarmos em conta que o CX-8 é destinado ao mercado japonês, o mais lógico é que chegue aos concessionários americanos para ocupar o grande espaço que há atualmente entre o CX-5 e o CX-9. Se for assim, e forem confirmadas essas informações, estaremos diante de uma espécie de CX-8 específico para os Estados Unidos. Ou seja, um SUV de três filas de bancos com até sete lugares.
Atualmente, os SUVs e Crossovers que a Mazda comercializa nos Estados Unidos representam 57% de suas vendas totais. Com o lançamento desse novo modelo, Masamichi Kogai espera poder aumentar esse percentual para superar a barreira dos 60%. Kogai deu uma ênfase especial às grandes expectativas que eles têm com esse novo SUV: “Temos grandes expectativas, vamos fazer crescer nosso negócio nos Estados Unidos”.
O CEO da Mazda assinala que o projeto segue uma estratégia similar à do Mazda CX-4, que foi criado especificamente para o mercado chinês: “Vamos apresentar um SUV totalmente novo e com um enfoque diferente. Atualmente nosso departamento de P+D está coordenando nossas operações na América do Norte”.
Seu lançamento está programado para algum momento do ano de 2021. Embora ainda não esteja confirmado, já há informações que indicam a possibilidade de que a Mazda retome a denominação CX-7. Um modelo que esteve em produção entre os anos 2006 e 2012. A produção acontecerá na nova fábrica que a Toyota e a Mazda construirão nos Estados Unidos.