MAZDA EXPANDIRÁ SUA LINHA COM 5 NOVOS SUVS EM 2 ANOS

Há um ano começaram a circular os rumores de que a Mazda estava trabalhando em uma nova linha SUV, ao ter registrado os nomes de CX-10 a CX-90. Na época foi negado tudo, mas o projeto já estava em desenvolvimento. Hoje a marca japonesa anuncia o lançamento de cinco novos SUVs para os próximos dois anos: CX-50, CX-60, CX-70, CX-80 e CX-90.
Através de um comunicado, a Mazda confirma que o CX-50 será o primeiro a chegar e será apresentado no próximo mês. Utilizará a mesma plataforma dos Mazda3 e CX-30, mas contará com tração integral em todas as suas versões. Sua produção iniciará em janeiro de 2022 na fábrica que está construindo nos Estados Unidos junto com a Toyota.
No transcurso de 2022 e 2023 se unirão dois novos SUVs de grande tamanho, orientados ao mercado norte-americano: Mazda CX-70 e CX-90. Ambos adotarão a nova plataforma longitudinal com motores de 6 cilindros em linha e opção a versões híbridas plug-in. A diferença entre ambos os modelos será a capacidade de passageiros. O CX-70 contará com duas filas de bancos, enquanto que o CX-90 terá três, de maneira muito similar ao que fez a Volkswagen com Teramont e Cross Sport.
Para os mercados europeus e japonês, a Mazda desenvolverá versões específicas dos CX-70 e CX-90, sob os nomes de CX-60 e CX-80. Serão muito similares aos modelos com especificação norte-americana, mas suas dimensões serão mais compactas para encaixar com o gosto dos consumidores locais.
A Mazda enfatiza que os nomes CX-50 e CX-70 são adições à linha e não substituem nenhum modelo, de modo que o CX-5 - recentemente atualizado - se manterá no mercado. O único modelo novo que substituirá um produto da linha atual é o CX-90, que marcará a nova geração do CX-9.