MAZDA IRÁ MOSTRAR EM GENEBRA AS NOVAS VERSÕES DO MAZDA6 E CX-5
Mais tecnologias avançadas de segurança, mais opções mecânicas e novos e mais refinados interiores são a essência dos novos Mazda6 e Mazda CX-5, dois modelos premiados e que irão fazer a sua estreia em solo europeu por ocasião do Salão Automóvel de Genebra, em março próximo.
São os primeiros modelos Mazda a utilizar os novos faróis Adaptive LED Headlights (ALH) que a Mazda desenvolveu, o qual integra um sistema autônomo de altos com quatro blocos controláveis de modo independente, em cada farol.
Para evitar prejudicar a visão dos outros motoristas, o sistema apenas desliga o alto que ilumina a direção específica de um veículo que cruza o seu caminho, ou do modelo que se aproxima, deixando ligados os restantes LED para melhorar a visibilidade noturna.
O sistema ALH, que também dispõe de feixe mais amplo de baixos com nivelamento automático, inclui as funções High Beam Control (HBC) e Adaptive Frontlighting System (AFS), dois sistemas atualmente disponíveis nos modelos Mazda.
O Mazda6 e o Mazda CX-5 contam ainda com outros novos equipamentos de segurança. O Blind Spot Monitoring (BSM) que complementa a abrangência do sistema Rear Vehicle Monitoring (RVM), acrescendo-lhes o Rear Cross Traffic Alert (RCTA), que avisa o condutor da aproximação de veículos quando da realização de manobras de marcha-ré. O Lane-keep Assist System (LAS) assegura, entre outras, uma ajuda adicional em termos de torque no volante, ajudando a evitar mudanças de faixa que não sejam intencionais, num complemento ao Lane Departure Warning System (LDWS).
Estreando na Mazda está o Driver Attention Alerts (DAA), o qual monitora as reações do condutor quando ao volante, recomendando a parada caso se detectem alterações comportamentais.
Por outro lado, o sistema de Smart City Brake Support Forward/Reverse (SCBS F/R), permite que sejam também possíveis benefícios em manobras de marcha-ré, em complemento ao atual sistema SCBS, que aplica de modo automático os freios na crescente eventualidade de uma colisão. O CX-5 passa ainda a contar com os sistemas Smart Brake Support (SBS) e Mazda Radar Cruise Control (MRCC), ambos estreados na Europa pelo Mazda6.
Em termos mecânicos, o Mazda6 com carroceria Wagon e equipado com o motor diesel SKYACTIV-D 2.2 passa a contar com uma nova opção de tração integral, equipada com a mais recente geração do sistema All-Wheel Drive (AWD) da Mazda. Já usado no CX-5, o mesmo integra o primeiro sistema de detecção de perda de aderência das rodas dianteiras do mundo e emprega, a partir de agora, um óleo de baixa viscosidade especialmente desenvolvido, visando melhorar ainda mais os consumos.
Pelo seu lado, o CX-5 passará a ser oferecido com um motor a gasolina SKYACTIV-G 2.5 com i-ELOOP, o sistema de regeneração de energia da frenagem da Mazda e o sistema Drive Selection, que permite ao condutor optar entre diferentes modos condução, para uma maior capacidade de resposta de acordo com os seus inputs.
O interior cresce em termos ergonômicos, com a introdução do conceito estreado no novo Mazda3, bem como uma nova geração do interface homem-máquina (HMI). Ambos os modelos estão equipados com o sistema MZD Connect, de conectividade in-car para smartphones, bem como uma tela sensível ao toque de sete polegadas e maiores recursos de informação e entretenimento.
O Mazda6 conta ainda com um sistema de heads-up display. Muito bem adaptado à qualidade geral dos materiais empregados no interior e respectiva coordenação, a Mazda estreia um freio de estacionamento elétrico, ativado por um interruptor e que substitui o tradicional freio de mão mecânico, garantindo ao CX-5 e ao Mazda6 um console central mais limpo.
Registrem-se ainda upgrades nas suspensões e um isolamento acústico melhorado, que aumentam os níveis de conforto, reduzindo significativamente os ruídos transmitidos para o interior.